Por lucas.cardoso

Rio - Petrópolis, Valença, Cabo Frio ou Rio das Ostras. Quem quiser curtir a atual estação com uma programação cultural diversificada e com opções para toda a família, basta escolher um dos destinos acima. Afinal, na montanha ou à beira-mar, as quatro cidades promovem, ao longo do mês de julho, festivais de inverno.

Na Cidade Imperial, por exemplo, o 17º Festival de Inverno promete elevar a temperatura de moradores e visitantes. O evento terá início amanhã, dia 7, e se estenderá até 16 de julho. São mais de trinta atrações e todas gratuitas. A programação vai ser realizada em sete espaços diferentes — Catedral São Pedro de Alcântara, Museu Imperial, Palácio de Cristal, Theatro D. Pedro, Casa Stefan Zweig, Praça da Liberdade e Centro de Cultura Raul de Leoni.

A Orquestra de Cordas do Jardim Valença%2C que se apresenta em ValençaDivulgação

A abertura oficial será amanhã, dia 7, na Catedral São Pedro de Alcântara, às 20h, com apresentação da Orquestra Sinfônica Cesgranrio e do Coral dos Canarinhos de Petrópolis. No sábado, às 11h, no Centro de Cultura Raul de Leoni, a peça infantil ‘Quem é Você?’. Já no Theatro D. Pedro, às 20h, o grupo Blue Beetles, que vai apresentar um tributo aos Beatles.

O Theatro D. Pedro, aliás, também terá a ópera ‘Viva La Mamma’ — domingo, dia 9, às 16h —, além do espetáculo ‘Começaria Tudo Outra Vez — Um Tributo a Gonzaguinha’ — dia 13, às 19h30. A bailarina Ana Botafogo, por sua vez, vai participar de um bate-papo no dia 14, às 15h30.

No alto%2C a ópera ‘Viva La Mamma’%2C uma das atrações do Theatro D. Pedro%2C na Cidade ImperialDivulgação

No Museu Imperial, a música clássica será a principal atração. É que lá que vai ser realizado o Concerto ao Meio-Dia, com apresentações dos pianistas João Elias e Aleyson Scopel (dia 11) e de Silas Barbosa e Patrícia Glatzl (dia 12) — todos às 12h. Já o Palácio de Cristal vai servir de palco para o Sesi Cristal Jazz, com shows de Mark Lambert (dia 12), Gilson Peranzzetta (13) e Mauro Senise (dia 14), sempre às 20h30. A programação completa está no www.fipet.net.br.

Cabo Frio reserva também uma variada programação de inverno, reunindo eventos esportivos, musicais e gastronômicos, além de encontro de motociclistas e competição de canoa havaiana. Já no próximo sábado, 8 de julho, no Boulevard Canal, acontecerá o Santo Samba, tradicional roda de samba que fará uma homenagem ao compositor Noel Rosa. Já no domingo, dia 9, será a vez do forró invadir a Praça da Bandeira. Será partir das 16h, com arrasta-pé sob a batuta do grupo Forró du Xamego.

Mauro Senise toca em PetrópolisDivulgação

Entre 13 a 16 de julho acontecerá a primeira edição do Cabo Frio Moto Rock, encontro de motociclistas que contará com shows com bandas de rock, exposição e praça de alimentação. O evento vai ser realizado no Espaço de Eventos. Já no dia 27 haverá o Música no Convento, na Igreja do Convento, no Museu de Arte Religiosa e Tradicional, no Largo Santo Antônio. Estão confirmadas as apresentações do pianista e maestro Josué Marins e do Quarteto de Violões, às 19h30.

Em seguida, dia 29, na Praia do Forte, um dos principais cartões-postais de Cabo Frio, será a vez do Sunset Praia do Forte, a partir das 15h. Entre as atrações, apresentação de DJs e shows. Todos os restaurantes da orla, aliás, vão estar enfeitados com motivos havaianos.

Já no dia 30, a partir das 8h, também na Praia do Forte, acontecerá a terceira etapa do Campeonato Estadual de Canoa Havaiana. Dividida em seis categorias — OC6 Open Masculina e Feminina, e OC6 Estreante, Master, Sênior e Golden —, a competição tem organização da Federação de Canoas Havaianas do Estado do Rio de Janeiro (FCHERJ), com apoio da Secretaria de Turismo.

Na cidade de Valença, por sua vez, a pedida é a segunda edição do Festival Inverno Musical. Com organização da Orquestra de Cordas do Jardim Valença, o evento vai até dia 16 de julho, totalizando cerca de 40 apresentações musicais em diversos pontos da cidade.

No repertório, estilos variados — chorinho, jazz e música erudita e popular.
Estão previstas as apresentações do grupo Accioly Músicos Profissionais, da própria cidade de Valença e comandada pelo pianista Diego Accioly, e da Cia de Ópera Quinteto Imperial, do Rio de Janeiro, que tem regência de Fernando Portugal e apresenta um repertório com obras do século XIX, os áureos tempos dos barões do café da região do Vale do Paraíba.

A programação do Festival Inverno Musical também contará com a apresentação da Orquestra de Cordas do Jardim Valença, capitaneada pelo maestro Antônio Carlos da Silva, que vai levar números de música popular brasileira e clássicos do cinema internacional.

Circuitos gastronômicos 

Na Região dos Lagos, Rio das Ostras promove o segundo Inverno Gourmet, evento que vai até dia 30 de julho e conta com a participação de oito restaurantes locais — Languagecafé, Bartrô, Nonna Cantina e Pizzaria, Trik Trik, Carcará, Macaxeira, Wine Bar e Traneira. Os pratos, preparados pelos principais chef da cidade, têm preços que variam de R$ 14,90 a R$ 39,90.

Principais chefs de Rio das Ostras apresentam cardápio inéditoDivulgação

“O festival é importante para fortalecer o circuito gastronômico de Rio das Ostras e possibilita a população a conhecer nossos restaurantes e apreciar uma culinária diferenciada e com novidades de sabores”, acredita empresário Pedro Rodrigues.

Você pode gostar