Por luana.benedito

Rio - Disseminar a cultura da cooperação entre os professores do Estado do Rio é o objetivo do programa Cooperjovem, do Instituto Sicoob. Desde o início do ano, 29 docentes de três escolas de período integral de Mendes, no Centro-Sul Fluminense, estão passando por processo para aprender a repensar a relação com a comunidade escolar. O projeto também está sendo implantado em Vassouras, Maricá, Bom Jesus do Itabapoana e Campos.

Nas aulas do projeto%2C professores aprendem a identificar problemas nas escolas e encontrar soluçõesDivulgação

Como parte da formação, os professores participam de jogos cooperativos, onde refletem sobre individualismo e cooperativismo por meio de exercícios corporais. As dinâmicas também provocam debate sobre autoridade e autoritarismo. “O objetivo é repensar a postura na sala de aula. Os professores dizem que está cada vez mais difícil dar aula. Mas o que eles tem de mudar? Temos conseguindo relatos interessantes”, pondera a responsável pelas ações no Estado do Rio do Instituto Sicoob, Silvana Lemos.

O programa é composto de três encontros, com carga horária de 48 horas. Nos dois anos seguintes há módulos de acompanhamento — de oito horas cada. Ao final, os professores devem ser capazes de identificar problemas em nas escolas e, a partir daí, criar soluções em projetos educacionais cooperativos. Em Mendes, o grupo docente criou a Oficina da Cooperação e organizou a Festa Junina da Cooperação, evento que envolveu pais, alunos e a comunidade.

“Queremos pensar na perspectiva da educação de uma forma ampliada, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, de colaboração. Os professores têm que repensar sua relação com alunos e a comunidade escolar como um todo, incluindo pais, mães, funcionários, associações e comércio do entorno das escolas”, acredita Silvana Lemos, acrescentando que, a partir de 2018, o Instituto Sicoob deve levar o programa para outros municípios do estado.

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