Por karilayn.areias

Rio - O nome é para lá de sugestivo e já diz tudo — Tonel & Pinga. Sim, trata-se de uma casa especializada na brasileiríssima cachaça. Localizada no Centro de Niterói, o estabelecimento é, hoje, referência quando o assunto é a bebida derivada da cana de açúcar. Afinal, conta com uma reserva com mais de 500 rótulos, com uma seleção digna de causar inveja nos apreciadores da branquinha. 

Inaugurada em 2000%2C loja tem hoje catálogo com mais de 500 rótulos diferentes%2C uma seleção de dar água na boca dos apreciadores da bebidaDivulgação

Criada por Tito Moraes, a Tonel & Pinga foi fundada em fevereiro de 2000. Na época, apenas cerca de 30 rótulos diferentes, todos garimpados pelo próprio proprietário da casa. Apaixonado pela bebida, o empresário chegou a ter até mesmo duas franquias — uma no Rio e outra em São Paulo. Hoje, no entanto, ele mantém somente a loja de Niterói, com distribuição para todo o Brasil. “E temos muitos clientes que saem do Rio só para comprar aqui e ainda apreciar as nossas degustações”, empolga-se Tito.

As degustações, por sinal, acontecem bimestralmente — sempre nos meses pares — e são gratuitas. A próxima edição, aliás, será sábado, dia 5 de agosto, e vai acontecer entre 11h e 14h. No total, serão 12 marcas diferentes de cachaça. “Elas podem ser apreciadas à vontade, sem restrição. Para acompanhar a degustação, caldinho de feijão e torresmo”, adianta ele.

Tito Moraes entre duas das cinco versões da sua cachaça — a Tiziu Divulgação

TIZIU

De acordo com Tito Moraes, a degustação do próximo dia 5 ainda vai reservar uma novidade especial. É que ele vai aproveitar a ocasião para fazer o lançamento, em Niterói, da sua própria cachaça — a Tiziu. Recém-lançada no Rio, a branquinha é fabricada em Salinas, interior de Minas Gerais, em cinco versões distintas — Virgem, Prata, Ouro, Jaqueira e Única.  

VIVA VOZ:  Dirley Fernandes

Apesar de ser um ‘devoto da cachaça’, ou seja, profundo admirador da bebida que traduz cinco séculos de nossa história e cultura, não tenho por costume saborear a ‘marvada’ antes de meio-dia. Só abro exceção para a degustação bimestral do Tonel & Pinga.

Tito Moraes é um dos heróis civilizadores que conduziu a cachaça nos tempos difíceis. Hoje, a ‘marvada’ voltou a ser bendita. É reconhecida aqui e conquista paladares mundo.

Se fosse você, eu celebraria essa conquista lá, no sábado. Sendo da ‘cúpula’ ou totalmente iniciante, será bem-vindo, aprenderá sobre o destilado nacional e beberá muito bem — além de dar um up na adega de casa, claro.

A Virgem é a única armazenada em tanque de aço inoxidável. As demais, como conta o próprio dono da marca, passam por madeiras especiais — a Única é envelhecida por dez anos no bálsamo. “O nome é uma homenagem a um pássaro que sempre me encantou. Ele consegue dar grande salto e pousar sempre no mesmo lugar”, destaca, orgulhoso, Tito Moraes. 

Você pode gostar