Rio - O nome é para lá de sugestivo e já diz tudo — Tonel & Pinga. Sim, trata-se de uma casa especializada na brasileiríssima cachaça. Localizada no Centro de Niterói, o estabelecimento é, hoje, referência quando o assunto é a bebida derivada da cana de açúcar. Afinal, conta com uma reserva com mais de 500 rótulos, com uma seleção digna de causar inveja nos apreciadores da branquinha.

Criada por Tito Moraes, a Tonel & Pinga foi fundada em fevereiro de 2000. Na época, apenas cerca de 30 rótulos diferentes, todos garimpados pelo próprio proprietário da casa. Apaixonado pela bebida, o empresário chegou a ter até mesmo duas franquias — uma no Rio e outra em São Paulo. Hoje, no entanto, ele mantém somente a loja de Niterói, com distribuição para todo o Brasil. “E temos muitos clientes que saem do Rio só para comprar aqui e ainda apreciar as nossas degustações”, empolga-se Tito.
As degustações, por sinal, acontecem bimestralmente — sempre nos meses pares — e são gratuitas. A próxima edição, aliás, será sábado, dia 5 de agosto, e vai acontecer entre 11h e 14h. No total, serão 12 marcas diferentes de cachaça. “Elas podem ser apreciadas à vontade, sem restrição. Para acompanhar a degustação, caldinho de feijão e torresmo”, adianta ele.

TIZIU
De acordo com Tito Moraes, a degustação do próximo dia 5 ainda vai reservar uma novidade especial. É que ele vai aproveitar a ocasião para fazer o lançamento, em Niterói, da sua própria cachaça — a Tiziu. Recém-lançada no Rio, a branquinha é fabricada em Salinas, interior de Minas Gerais, em cinco versões distintas — Virgem, Prata, Ouro, Jaqueira e Única.
VIVA VOZ: Dirley Fernandes
Apesar de ser um ‘devoto da cachaça’, ou seja, profundo admirador da bebida que traduz cinco séculos de nossa história e cultura, não tenho por costume saborear a ‘marvada’ antes de meio-dia. Só abro exceção para a degustação bimestral do Tonel & Pinga.
Tito Moraes é um dos heróis civilizadores que conduziu a cachaça nos tempos difíceis. Hoje, a ‘marvada’ voltou a ser bendita. É reconhecida aqui e conquista paladares mundo.
Se fosse você, eu celebraria essa conquista lá, no sábado. Sendo da ‘cúpula’ ou totalmente iniciante, será bem-vindo, aprenderá sobre o destilado nacional e beberá muito bem — além de dar um up na adega de casa, claro.
A Virgem é a única armazenada em tanque de aço inoxidável. As demais, como conta o próprio dono da marca, passam por madeiras especiais — a Única é envelhecida por dez anos no bálsamo. “O nome é uma homenagem a um pássaro que sempre me encantou. Ele consegue dar grande salto e pousar sempre no mesmo lugar”, destaca, orgulhoso, Tito Moraes.