Por luana.benedito

Rio - O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Governo Federal, é bastante claro. Determina que as prefeituras de todo o Brasil comprem, de agricultores familiares, 30% dos alimentos consumidos nas escolas da rede pública de ensino. A medida visa incentivar a economia sustentável e os pequenos produtores rurais. Em Guapimirim, no entanto, mais 60% dos alimentos servidos na merenda escolar são provenientes da agricultura local.

No total, já são 139 produtores capazes de fornecer frutas, legumes e verduras. Todos os alimentos, é claro, são orgânicos e livres de agrotóxicos. A expectativa da Prefeitura de Guapimirim é que, nos próximos anos, haja aumento no número de agricultores locais no fornecimento da merenda escolar do município.

139 agricultores locais estão cadastrados para fornecer para a prefeituraDivulgação

De acordo com Cecília Pais, secretária de Educação de Guapimirim, a iniciativa traz diversos benefícios para a cidade. "A agricultura familiar nos faz ganhar na qualidade dos legumes, frutas e ovos, que são supervisionados pela Vigilância Sanitária e também por nutricionistas e os supervisores da área de alimentação", destaca ela.

Fruto de uma parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Guapimirim, a compra dos alimentos também movimenta a economia local. "Além de melhorar a renda dos nossos agricultores familiares, essa alimentação, por ser saudável, oferece uma variedade de vitaminas e sais minerais. Estamos incentivando hábitos saudáveis entre nossos alunos", avalia a secretária Cecília Pais.

Para o produtor rural Paulo Cesar Nascimento, de 70 anos, que vende ovos, galinha caipira, aipim e abóbora para a Prefeitura de Guapimirim, a iniciativa é uma maneira de contribuir para a qualidade de vida no município. "É uma oportunidade de divulgarmos nosso trabalho e de mostrarmos aos moradores da cidade a importância dos produtos orgânicos, sem agrotóxico, e os benefícios de uma alimentação saudável", salienta Nascimento.

 

Você pode gostar