Por luana.benedito

Rio - Paraty acaba de receber o título de cidade criativa para a gastronomia. Premiação concedida pela Unesco Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura , a honraria tem como objetivo agraciar os municípios comprometidos em investir em criatividade e promover o desenvolvimento social, econômico e cultural. Além de Paraty, Brasília e João Pessoa também foram eleitas, mas nas categorias design e artes e cultura popular, respectivamente.

Criada em 2004, rede de cidades criativas da Unesco conta com eleição anual. Desde a criação, já foram eleitas um total de 180 municípios, espalhados em 72 países diferentes. Os municípios concorrem nas categorias artesanato e artes folclóricas, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música. Além de Paraty, Brasília e João Pessoa, também já foram contempladas Belém e Florianópolis (gastronomia), Curitiba (design), Salvador (música) e Santos (filme).

Um dos diferenciais da gastronomia de Paraty é a rica mistura de culturas%2C reunindo influências diversas indígena%2C quilombola%2C caiçara e portuguesa e conferindo sabor únicoDivulgação

Segundo secretária de Cultura Cristina Maseda, o título é muito importante para a cidade. Afinal, premia todas as etapas da cadeia gastronômica local, desde os pescadores e agricultores até os proprietários de restaurantes. "Creio que o grande diferencial da gastronomia paratiense é o fato dela misturar diversas culturas indígena, quilombola, caiçara, portuguesa. É tal mistura de sabores e cores que faz ser única e ter recebido o titulo", destaca.

A secretária ainda acrescenta que a cidade realiza anualmente a Folia Gastronômica, em que a culinária paratiense é a grande estrela. "Mas durante todo o ano temos outros eventos onde a gastronomia tem grande destaque, como a Festa do Divino e o Festival da Cachaça", salienta Cristina Maseda.

VITÓRIA DO INTERIOR

De acordo com o secretário de Turismo do Estado do Rio, Nilo Sergio Felix, o título é motivo de comemoração, uma vez que inclui Paraty em uma lista em que aparecem apenas outras sete cidades brasileiras. "É importante lembrar que, além de Paraty ser a primeira cidade do Estado do Rio a entrar nesse grupo, é também o primeiro município do interior do Brasil a conquistar tal honraria", avalia o secretário.

Você pode gostar