Em São Gonçalo, barreira no centro comercial de Alcântara prossegue: passagem apenas para serviços essenciais - Divulgação
Em São Gonçalo, barreira no centro comercial de Alcântara prossegue: passagem apenas para serviços essenciaisDivulgação
Por O Dia
São Gonçalo - O prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, assinou a prorrogação do isolamento social até o dia 8 de junho. As atividades consideradas não essenciais estão proibidas de reabrir, e a população deve evitar a circulação em locais públicos. No município, salões de beleza, barbearias e óticas são considerados comércios essenciais, assim como farmárcias, supermercados e centros de abastecimento. 
São Gonçalo registrou, até ontem, 1.471 casos confirmados de COVID-19 e 171 óbitos. O decreto assinado pela prefeitura determina que os estabelecimentos considerados essenciais "deverão fixar horários para atender os clientes com idade igual ou superior a 60 anos e aqueles de grupo de risco, conferindo atendimento preferencial e garantindo fluxo ágil para que permaneçam o mínimo de tempo possível dentro do local". A circulação de pedestres também está restrita ao deslocamento para o trabalho ou serviços essenciais - farmárcias, supermercados e hospitais -, com multa prevista em caso de descumprimento.
Publicidade
Na Baixada, São João de Meriti vai reabrir comércio
Já o prefeito de São João de Meriti, João Ferreira Neto, anunciou a flexibilização de parte do comércio a partir de amanhã. O decreto irá autorizar a abertura de escritórios de advocacia, salões de beleza, concessionárias, óticas e restaurantes. Os estabelecimentos serão obrigados a disponibilizar álcool em gel para os clientes, além de "termômetro na testa dos fregueses e no máximo, três pessoas dentro de cada loja", explicou o prefeito do município da Baixada Fluminense.
Publicidade
No anúncio, Ferreira Neto, sem citar nominalmente, fez referência ao caso de Duque de Caxias. Na última semana, o prefeito Washington Reis anunciou a abertura de todo o comércio da cidade, mas a Justiça determinou o fechamento no dia seguinte. "Não quero que aconteça em São João de Meriti o que está acontecendo em outras cidades: o prefeito faz uma abertura e o juiz vai lá e cancela o decreto de abertura. Estamos trabalhando com cautela, dentro do critério científico, com dados das secretarias municipal e estadual", disse o prefeito de São João de Meriti.