Edgard Reinoso (à esq) ao lado do prefeito Nanci (máscara azul) avaliam a carga recebida - Divulgação
Edgard Reinoso (à esq) ao lado do prefeito Nanci (máscara azul) avaliam a carga recebidaDivulgação
Por Bernardo Costa

Equipamentos produzidos na China, onde teve início a pandemia da covid-19, chegaram às cidades de São Gonçalo e Niterói para reforço no combate à doença. A Prefeitura de São Gonçalo recebeu, na tarde de ontem, 16 caixas com equipamentos de proteção individual doados pela cidade de Yuncheng. Ao todo, serão mais 22, que estão em São Paulo aguardando liberação da Receita Federal e da Anvisa, e devem ser enviadas nos próximos dias. As caixas contêm um total de 20 mil máscaras médicas, cinco mil luvas e demais equipamentos de proteção individual.

A doação foi mediada pelo coordenador do Programa de Intercâmbio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China de Macau, Edgard Reinoso. De acordo com ele, a relação entre governantes e empresários de Yuncheng e de São Gonçalo teve início em 26 de agosto do ano passado, quando uma comitiva da cidade chinesa esteve no município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 

"Nesse encontro, os representantes dos dois municípios sinalizaram a intenção de firmarem o convênio Cidade-Irmã. Este ano, após o coronavírus se alastrar pelo mundo, a prefeitura de Yuncheng fez contato manifestando a intenção de doar os itens de proteção. Demos início às tratativas, e o material começou a chegar hoje (ontem)", explica Reinoso. 

Segundo ele, o convênio Cidade-Irmã, que está prestes a ser celebrado, vai permitir o fortalecimento de relações institucionais e comerciais entre Yuncheng e São Gonçalo. Para Reinoso, a parceria será fundamental para a reconstrução econômica da cidade após a pandemia da covid-19. 

"As tratativas para o convênio estão em andamento e, após a assinatura, precisa ser aprovado pela Câmara dos Vereadores. Esperamos que, a partir dele, a cidade de Yuncheng apoie a reconstrução de São Gonçalo, o que pode se dar com a implantação de um indústria chinesa ou qualquer outro serviço no município que ajude a alavancar empregos, possibilitando a retomada econômica", avalia Reinoso. 

Hospitais beneficiados

Segundo a Prefeitura de São Gonçalo, os itens de proteção individual serão entregues a profissionais de saúde nas seguintes unidades do município: Hospital Luiz Palmier, no Zé Garoto, e Hospital Franciscano, em Lagoinha, as duas unidades de referência para covid-19 da cidade, e Centro de Triagem do Zé Garoto e Pronto Socorro Infantil. 

Em carta ao prefeito Chu Xianghao, da cidade de Yuncheng, o prefeito José Luiz Nanci, de São Gonçalo, agradeceu a doação: 

"Sirvo-me desta para expressar meu pleito de gratidão e de todo o povo da cidade de São Gonçalo pela preciosa e indispensável ajuda a nós dispensada, tanto pelo governo quanto pelo povo de Yuncheng, neste momento em que estamos todos engajados na luta contra a pandemia da covid-19".

 

Reforço para hospital
Receita Federal e MP apreendem respiradores no Rio de Janeiro
Receita Federal e MP apreendem respiradores no Rio de Janeiro Douglas Maedo/Divulgação
Publicidade
Em Niterói, os 80 respiradores adquiridos na China pela prefeitura chegaram à cidade na noite da última sexta-feira. Segundo o secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, todos os respiradores serão utilizados no tratamento de pacientes do Hospital Municipal Oceânico, que, inaugurado em 10 de abril, cuida exclusivamente de pacientes da covid-19 em estado grave.
"Os itens, que são um importante reforço nesta guerra contra o vírus, vão ajudar os nossos profissionais de saúde, que estão sendo incansáveis na luta por salvar vidas na cidade", diz o secretário, que reforçou a necessidade do isolamento social:
Publicidade
"Vivemos ainda uma situação preocupante, que exige atenção total neste processo gradual para o novo normal. Estamos vencendo esta batalha, mas é preciso perseverar no isolamento social e nos hábitos de higiene e limpeza".
Você pode gostar
Comentários