O prefeito José Luiz Nanci acompanhou a abertura do Centro de Triagem: testes para coronavírus  - Divulgação
O prefeito José Luiz Nanci acompanhou a abertura do Centro de Triagem: testes para coronavírus Divulgação
Por O Dia

O Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, mais conhecido como Hospital das Freiras, em Lagoinha, São Gonçalo, começou ontem a realizar testes para covid-19. Os exames estão sendo feitos no Centro de Triagem para o Coronavírus da unidade, que atende das 7h às 18h, diariamente. Os exames são feitos em pessoas após oito dias, no mínimo, de sintomas compatíveis para a covid-19.

"O exame será feito após a consulta e obedecendo critérios médicos", informa o secretário municipal de Saúde, Jefferson Antunes.

Assim que o paciente chega, passa pela triagem e vai para a consulta. O médico solicita exames laboratoriais e de imagens. Se a situação do paciente for estável, ele é medicado e liberado para o isolamento social em casa. Caso precise de internação, será destinado a um dos 30 leitos da unidade, sendo 10 no Centro de Tratamento Intensivo (CTI).

O Centro de Triagem do Hospital das Freiras conta com quatro consultórios médicos, salas de raio-x e tomografia, farmácia, laboratório, almoxarifado e enfermaria para medicação.  

"O diferencial desse Centro de Triagem é que está em um espaço anexo ao hospital, que tem leitos de enfermaria e CTI com monitores e respiradores. Nossa intenção é atender o paciente rápido, no início dos sintomas. E, caso ele precise de internação, não volte para casa e comece a ser tratado no hospital", diz o prefeito José Luiz Nanci.

Segundo ele, o Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças estava sendo preparado desde o início da pandemia. A ideia inicial era abri-lo assim que o Hospital Municipal Luiz Palmier, referência na cidade para a covid-19, atingisse 80% de sua capacidade. 

"O Hospital Luiz Palmier está quase chegando a 100% de leitos ocupados. De acordo com a demanda, vamos abrir mais leitos no Franciscano. A unidade pode comportar até 70 internações, sendo 20 no Centro de Tratamento Intensivo, e está totalmente equipada", informa o secretário de Saúde.

Você pode gostar
Comentários