Bebê de 3 meses recebe alta de CTI de São Gonçalo. Bebê se curou da covid-19 - Divulgação
Bebê de 3 meses recebe alta de CTI de São Gonçalo. Bebê se curou da covid-19Divulgação
Por O Dia

Uma bebê de 3 meses de idade recebeu alta, na tarde de ontem, do CTI do Pronto Socorro Infantil de São Gonçalo depois de 26 dias de internação. A pequena Heloísa Cristine Nunes dos Santos, que foi infectada pelo novo coronavírus, esteve internada em estado grave, e chegou a ter que ser entubada por duas vezes. A recuperação, que teve início no fim de semana, foi celebrada com aplausos e festa no hospital. 

"Ela é uma sobrevivente. Nasceu de novo. Chegou aqui com uma síndrome respiratória aguda grave, baixo peso, saturando 83%, pressão baixa, enfim, bem grave. A equipe agiu rápido e ela foi entubada", explica a médica Tamele Sales, acrescentando que Heloísa foi o xodó dos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e demais profissionais que cuidaram dela diariamente: 

"Ela ficava sempre com os olhinhos bem abertos, prestando atenção em todos os movimentos. Estamos muito felizes com sua recuperação". 

Segundo a doutora, a bebê Heloísa ficou entubada por uma semana. Após uma pequena melhora em seu quadro clínico, os médicos decidiram pela extubação. Mas a saúde de Heloísa voltou a ter complicações e ela foi entubada novamente. A pequena ainda chegou a passar por três transfusões de sangue e plaquetas. 

Alguns integrantes da equipe médica e de enfermagem chegaram a acreditar que a menina não sobreviveria devido à gravidade do seu quadro clínico.

"Ela deu entrada no hospital com apenas dois meses de vida com um quadro clínico complicado e diagnóstico positivo para o coronavírus  Foi desesperador. Toda a equipe deu um pouquinho do seu melhor e hoje temos a pequena Heloísa com a gente. Graças a Deus", conta o diretor do Pronto Socorro Infantil, Gabriel Farias.

A mãe da menina, de apenas 15 anos, e a avó, Damiana Cristina do Valle Evangelista, de 44 anos, acompanharam a criança durante toda a internação.

"Foram dias e noites difíceis. Oramos muito a Deus pela cura da nossa princesa. Ela chegou muito grave e depois piorou. Mas hoje (ontem) estamos deixando o CTI aliviados. Só temos a agradecer à equipe médica pelos cuidados com ela", diz a avó de Heloísa. 

CUIDADOS NA ENFERMARIA

Pesando agora 3,5 quilos e em estado lúcido, a pequena Heloísa ainda continua se recuperando no Pronto Socorro Infantil de São Gonçalo, mas agora na enfermaria. A previsão dos médicos é que ela deixe a unidade até a próxima sexta-feira.

"Se ela continuar com o quadro clínico estável, daqui uns três dias estará de alta", estima a médica Tamele Sales. 

Heloísa foi a primeira paciente a ocupar um dos oito leitos abertos há cerca de um mês no Pronto Socorro Infantil pelo prefeito José Luiz Nanci. O novo local conta com respiradores, sendo um portátil, monitores, incubadora e um setor de isolamento.

BOLETIM ATUALIZADO

Ontem, foram confirmadas mais sete mortes por coronavírus em São Gonçalo, segundo a Secretaria municipal de Saúde. Ao todo, são 291 óbitos por covid-19 já registrados na cidade. As vítimas fatais tinham entre 5 e 94 anos. Até o momento, São Gonçalo contabiliza, ainda, 10.168 casos suspeitos, 2.672 confirmados, 994 descartados e 723 pessoas curadas da covid-19. 

Você pode gostar
Comentários