De autoria do vereador Alexandre Gomes, PL será votado ainda nesta semana na Câmara Municipal - fotos Divulgação
De autoria do vereador Alexandre Gomes, PL será votado ainda nesta semana na Câmara Municipalfotos Divulgação
Por O Dia

Projeto de Lei que será votado na Câmara dos Vereadores de São Gonçalo, ainda esta semana, propõe que mortes de servidores públicos, em decorrência do novo coronavírus e em exercício de função, sejam reconhecidas como acidente em serviço para fins de pagamento de pensão por morte. Segundo o vereador Alexandre Gomes (PV), autor da proposta, familiares de servidores que forem vítimas fatais do novo coronavírus estarão aptos a receber o benefício.

De acordo com o texto, cônjuges e filhos dos servidores que perderam suas vidas antes da possível aprovação do projeto também terão direito a pensão do familiar.

"É devida a pensão especial aos dependentes dos profissionais da área da saúde ou de atividades auxiliares essenciais no combate à pandemia que vieram ou venham a falecer em decorrência da covid-19, ou causas relacionadas ao vírus, sempre que tenham sido expostos a risco de contaminação no exercício de suas funções profissionais", escreve o vereador no Projeto de Lei.

Além dos profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicólogos, o texto cita que também estão expostos a uma considerável carga viral aqueles que exercem atividades auxiliares e essenciais para o funcionamento dos hospitais.

"São cozinheiros, vigilantes, recepcionistas, trabalhadores administrativos e de serviços gerais, motoristas, entre outros, que diariamente ajudam no combate e tratamento dos pacientes do novo coronavírus nas unidades de urgência e emergência de São Gonçalo. Estão todos na linha de frente também e merecem o nosso respeito", afirma Alexandre Gomes.

Caso o Projeto de Lei seja aprovado, o pagamento da pensão por morte aos dependentes da vítima vai obedecer os critérios da Lei Municipal 050/1991: a pensão especial será paga mensalmente e corresponderá a 100% da média aritmética simples dos maiores salários de contribuição correspondentes a 80% de todo o período contributivo. 

"O nosso projeto quer garantir a criação de um auxílio especial a ser pago mensalmente aos dependentes econômicos destes trabalhadores que vieram ou venham a falecer em decorrência da covid-19. Valorizar o trabalho destes profissionais e reconhecer a importância que desempenham em um contexto como o de uma pandemia das proporções a que estamos assistindo, em que os riscos cotidianos inerentes às suas profissões são multiplicados, não pode ficar restrito ao aplausos", afirma o parlamentar.

Homenagem a ex-servidor
Novo tomógrafo já está em funcionamento no Hospital Luiz Palmier
Novo tomógrafo já está em funcionamento no Hospital Luiz PalmierDivulgação
Publicidade
Um dos profissionais da linha de frente no combate à covid-19 em São Gonçalo que morreram da doença foi Márcio Barreiros Fernandes, ex-diretor da Vigilância Sanitária. Ele teve óbito por coronavírus confirmado no dia 1º de maio. Ontem, o prefeito José Luiz Nanci homenageou o ex-servidor durante a inauguração do setor de tomografia computadorizada do Hospital Luiz Palmier, que foi batizado com o seu nome. A esposa e os filhos de Márcio Barreiros Fernandes participaram da cerimônia de inauguração.
Segundo a prefeitura, o equipamento vai atender principalmente pacientes graves com suspeita de coronavírus e, após a pandemia, ficará à disposição das unidades de urgência e emergência do município. De acordo com o prefeito, que é médico, o equipamento tem a capacidade para realizar até mil exames ao mês: 
Publicidade
"Este tomógrafo foi comprado com dinheiro público e pertence à população. Hoje está ajudando a salvar vidas, principalmente de pacientes da covid-19. Mas, quando isso acabar, ele continuará aqui, realizando exames em pacientes regulados pela rede municipal de saúde".
Nos próximos dias, outro tomógrafo será instalado no Pronto Socorro Central. O equipamento foi adquirido pelo Instituto InSaúde, que administra a unidade. Além do aparelho de tomografia, dois novos equipamentos de raio x também serão adaptados ao centro de imagens do hospital.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários