Equipe multidisciplinar é formada por profissionais nas áreas de assistência social, psicologia e advocacia, além de agentes da Guarda Municipal - Divulgação
Equipe multidisciplinar é formada por profissionais nas áreas de assistência social, psicologia e advocacia, além de agentes da Guarda MunicipalDivulgação
Por O Dia

Desde março funcionando com horário reduzido e em regime de plantão, o Centro Especial de Orientação à Mulher (Ceom) Zuzu Angel, em Neves, São Gonçalo, voltou a realizar atendimentos de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Segundo a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência (Semimd), à qual o órgão é vinculado, o retorno ao horário normal de expediente tem o objetivo de garantir maior proteção às mulheres vítimas de violência na cidade.  

Entre os meses de março e junho deste ano, o Ceom, considerado uma política pública de referência no combate à violência contra a mulher, realizou 157 atendimentos. Neste mesmo período, em 2019, foram registrados 214 atendimentos. Segundo a Semimd, a queda nos números não significa que os casos de violência diminuíram, mas pode estar relacionada ao isolamento social, determinado em decretos municipais que restringiram a circulação de pessoas na cidade.

"Este retorno às atividades em seu horário habitual de funcionamento é de extrema importância, já que, com o isolamento social, o risco de conflitos familiares aumentou, o que pode acabar resultando em violência doméstica. No Ceom, essas mulheres encontram acolhimento e orientação especializada, que são fundamentais para ajudá-las a enfrentar esse momento de sofrimento e resgatar a sua autoestima", explica Mariluce Costa de Souza, subsecretária de Políticas Públicas para a Mulher.

Formado por equipes multidisciplinares, o Centro Especial de Orientação à Mulher conta com psicólogas, assistentes sociais, advogado e guarda municipal, que formam uma rede de apoio e acolhimento às mulheres que chegam ao local. O equipamento ainda mantém constante articulação com outras redes de proteção, como o Movimento de Mulheres, Defensoria Pública, Ministério Público e delegacias especializadas.

Para a secretária da Semimd, Marta Maria Figueiredo, é preciso que a vítima de agressão denuncie seu agressor.

"Em situações de violência essas vítimas precisam buscar ajuda com urgência e, por isso, a nossa equipe técnica do Ceom voltou a trabalhar no horário normal, oferecendo, além do acolhimento, apoio psicológico, jurídico e assistencial às vítimas. Nosso maior objetivo é ajudá-las a romper com o ciclo de violência", destaca Marta Figueiredo.

O Ceom fica na Rua Camilo Fernandes Moreira, em Neves. Whatsapp para informações: (21) 96427-0012.

Você pode gostar
Comentários