Proprietários devem levar termo de compromisso preenchido, disponível no DO, à prefeitura para solicitar certificado de funcionamento - Divulgação
Proprietários devem levar termo de compromisso preenchido, disponível no DO, à prefeitura para solicitar certificado de funcionamentoDivulgação
Por O Dia

A Prefeitura de São Gonçalo publicou decreto no Diário Oficial do município prolongando recomendações de isolamento social na cidade até o dia 31 deste mês. No entanto, a mesma publicação trouxe mais uma etapa na flexibilização do comércio, permitindo a reabertura das academias e similares mediante a obtenção do certificado 'Academia Saudável'.

Para conseguir a autorização, os proprietários dos estabelecimentos devem cumprir uma série de normas de prevenção contra a covid-19, preencher termo disponível no Diário Oficial (https://servicos.pmsg.rj.gov.br/diario/2020_07_14.pdf), publicado anteontem, e levá-lo até a Secretaria de Esporte e Lazer para solicitar a reabertura, que será autorizada após vistoria no estabelecimento. A Secretaria de Esporte e lazer fica no Embaixadores Social Clube, na Rua Maria Fonseca, 60, Camarão, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.

No decreto, o prefeito José Luiz Nanci justificou a autorização com base na taxa de ocupação dos leitos para covid-19 na cidade que, segundo a publicação, está abaixo de 50%. Outro ponto citado é a necessidade da retomada da economia em São Gonçalo, e da consequente 'arrecadação de tributos, diante da dificuldade encontrada para realização dos compromissos orçamentários e financeiros, inclusive para pagamento de pessoal, que poderia acarretar prejuízos consideráveis a sociedade gonçalense', diz trecho do decreto.

NORMAS DE SEGURANÇA

Dentre as normas que devem ser adotadas, estão: distanciamento mínimo de dois metros entre os clientes, não compartilhamento de aparelhos, instrumentos, pesos sem prévia e rigorosa higienização com álcool 70º ou hipoclorito de sódio, assim como das mãos dos praticantes e professores, distanciamento mínimo de dois metros entre os aparelhos e demarcação do piso nas aulas coletivas, observando-se a mesma distância de segurança. 

Em relação às estruturas dos estabelecimentos, o decreto exige o fechamento de vestiários, saunas e áreas destinadas à alimentação, bloqueio dos bebedouros coletivos, com ressalva para abastecimento de garrafas individuais dos clientes, higienização dos equipamentos individuais (colchonetes, halteres e similares) e das salas de aulas coletivas sempre ao término de cada utilização, e limpeza frequente dos sistemas de ar-condicionado por empresa especializada, com emissão de certificado. 

Os proprietários dos estabelecimentos devem garantir, ainda, a circulação de ar com, no mínimo, uma janela ou uma porta aberta e disponibilização de recipiente de álcool em gel 70% em todas as dependências, especialmente próximo à borda das piscinas e nas salas de musculação (cinco frascos, no mínimo). 

De acordo com o decreto, é obrigatória a desativação e a retirada de catraca/roleta, devendo os estabelecimentos utilizarem outro tipo de controle de entrada de alunos, cuja presença será autorizada apenas com hora marcada, sem toque em controles biométricos ou de catracas. 

VALIDADE DO CERTIFICADO

Segundo a prefeitura, o certificado 'Academia Segura' terá validade de três meses, devendo ser renovado por requerimento do estabelecimento interessado. A publicação acrescenta que o certificado poderá ser suspenso caso seja comprovado o descumprimento das regras de prevenção à covid-19.

Leitos na cidade
Hospital Luiz Palmier, em São Gonçalo, segue interditado até uma nova vistoria do Cremerj
Hospital Luiz Palmier, em São Gonçalo, segue interditado até uma nova vistoria do CremerjDivulgação / Cremerj
Publicidade
Segundo a prefeitura, a ocupação de leitos do covid-19 em São Gonçalo está abaixo de 50%. As vagas estão distribuídas da seguinte maneira: 
HOSPITAL DR. LUIZ PALMIER
Publicidade
30 leitos de CTI (17 ocupados)
60 leitos de enfermaria (15 ocupados)
Publicidade
PRONTO SOCORRO INFANTIL
8 leitos de CTI (6 ocupados)
Publicidade
6 leitos de enfermaria (2 ocupados)
PRONTO SOCORRO CENTRAL
Publicidade
8 leitos de CTI (3 ocupados)
HOSPITAL FRANCISCANO
Publicidade
20 leitos de CTI (5 ocupados)
30 leitos de enfermaria (7 ocupados) 
Publicidade
Você pode gostar
Comentários