Única unidade de urgência e emergência da cidade que funciona no regime
Única unidade de urgência e emergência da cidade que funciona no regime "porta aberta", PSC oferece tomografia computadorizada para até 500 pacientesDivulgação
Por O Dia
SÃO GONÇALO - No mês de aniversário de São Gonçalo, a cidade recebe mais uma boa notícia: o Pronto Socorro Central (PSC), no bairro Zé Garoto, está entre as unidades finalistas do prêmio "Referências da Saúde 2020", que acontece nesta semana no Healthcare Innovation Show, em São Paulo. O destaque foi pelo projeto de modernização do setor de imagens.
A partir do início da gestão do Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde (InSaúde), o PSC passou por um processo de modernização de seu Serviço de Apoio ao Diagnóstico e Terapia, substituindo todo o parque tecnológico dos equipamentos de radiologia e do sistema de revelação das imagens, que foi disponibilizado aos médicos, acelerando o processo, diminuindo as filas para a realização dos exames de raio-X e gerando uma economia mensal em aproximadamente R$ 20 mil apenas em materiais como filmes e químicos para revelação das imagens.
Publicidade
Além do grande impacto financeiro, destaca-se a qualidade das imagens que agora podem ser visualizadas diretamente nos computadores dos médicos, proporcionando maior assertividade nos diagnósticos e na conduta clínica a ser adotada. “É uma satisfação muito grande ser finalista deste prêmio ao lado das maiores empresas de saúde do Brasil. Isto mostra o quão sério e profissional é nosso trabalho, o que reflete na melhoria gradual da qualidade do atendimento para nossa população”, afirma o diretor geral do Pronto Socorro Central, Diego Pereira.
O PSC ganhou também um novo aparelho de tomografia computadorizada, que atende principalmente os pacientes que procuram a unidade vítimas de trauma ou acidentes, além dos encaminhados pela Central de Regulação no município. Ele fica no segundo andar do hospital, ao lado do CTI, do centro cirúrgico e da enfermaria coronariana. De acordo com o Instituto InSaúde, que administra o pronto socorro, única unidade de urgência e emergência da cidade que funciona no regime “porta aberta”, o equipamento tem a capacidade de atender cerca de 500 pacientes mensalmente. Os médicos dos setores de emergência e trauma garantem que o equipamento ajuda na tomada de decisões e na realização de cirurgias.
Publicidade