A família de João Pedro na inauguração da Sala de Leitura que leva seu nome - Divulgação
A família de João Pedro na inauguração da Sala de Leitura que leva seu nomeDivulgação
Por O Dia
SÃO GONÇALO - Em uma forma de honrar a memória do adolescente João Pedro, morto em maio após ação policial em São Gonçalo, foi aberta na manhã de quarta-feira (30) uma Sala de Leitura na Escola Municipal Salgado Filho, em Itaoca, no Complexo do Salgueiro, batizada com o nome do menino. Além de ser um espaço voltado à leitura, a unidade contará com atividades como canto, teatro, libras e preparatório para concursos. Atualmente, a escola, que foi a primeira onde João estudou, conta com 241 alunos e possui educação infantil, pré 1 e pré 2, além do 1° ao 5º ano do Ensino Fundamental.
"Essa homenagem é muito emocionante para nós, familiares. Os sonhos dele foram roubados. João gostava muito de estudar e nada melhor do que manter a memória dele viva através de um espaço de conhecimento nesta escola onde ele iniciou os estudos e onde eu trabalhei", explica a mãe do adolescente, Rafaela Coutinho, 37 anos.
Publicidade
Esta foi a terceira Sala de Leitura aberta no município em uma parceria entre a Prefeitura e a ONG AfroTribo. A primeira foi a Ruth de Souza, no bairro da Venda da Cruz, e a segunda foi a Sala de Leitura Conceição Evaristo, no Boaçu. A presidente da ONG - que atua em 92 comunidades carentes em São Gonçalo - Paula Dias explica a importância do serviço para as crianças locais.
"Minha expectativa é quebrar paradigmas e ver essas crianças terem um ensino de qualidade, um pré-vestibular para os que sonham com uma carreira. Quero que as pessoas aproveitem ao máximo tudo que a gente tem para oferecer", celebra Paula. 
Publicidade
A homenagem foi acompanhada por diversas pessoas ao redor do mundo através do aplicativo de vídeo Zoom, entre elas João Luis Silva, mobilizador social da ONG Rio de Paz, e Wanderson Geremias, o WG, superintendente de Juventude da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude. O jogador do Fluminense Paulo Henrique Ganso enviou uma camisa autografada do time do coração do adolescente aos familiares, além de uma mensagem por vídeo. 
"Estamos emocionados e agradecidos pela oportunidade de honrar a memória do nosso filho. Sou tricolor e também estou muito surpreso e feliz com este presente", concluiu o pai de João Pedro, Neilton da Costa, 41 anos.

Por conta da pandemia e de todos os protocolos de segurança, inicialmente a sala vai funcionar em horário reduzido, das 9h às 14h. "Estamos construindo uma política pública de bibliotecas e, com isso, trazendo a ideia de uma biblioteca viva, que transforma o antigo espaço destinado a guardar livros e receber pesquisas. O objetivo é transformar a sala de leitura em um espaço dinâmico, de grande atração para os gonçalenses", explica o secretário municipal de Educação, Maurício Nascimento.