Entre os equipamentos erguidos está a primeira de uma série de quatro obras produzidas especialmente para a cidade pelo internacionalmente renomado designer, ilustrador e grafiteiro gonçalense Marcelo Eco - Divulgação
Entre os equipamentos erguidos está a primeira de uma série de quatro obras produzidas especialmente para a cidade pelo internacionalmente renomado designer, ilustrador e grafiteiro gonçalense Marcelo EcoDivulgação
Por O Dia
SÃO GONÇALO - Um novo espaço de lazer e contemplação do meio ambiente passou a fazer parte da agenda turística da cidade nesta semana com a abertura do Centro de Convivência Socioambiental da Mata Atlântica, situado dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Estâncias de Pendotiba. O local funciona na Rua Rigel Pacca Corrêa, no bairro de Maria Paula, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Nela também está em andamento a segunda etapa de construção da Área de Soltura de Animais Selvagens (ASAS). Entre os equipamentos erguidos está a primeira de uma série de quatro obras produzidas especialmente para a cidade pelo internacionalmente renomado designer, ilustrador e grafiteiro gonçalense Marcelo Eco. 
A Unidade de Conservação Municipal de Maria Paula foi criada pela Prefeitura em 2018 e possui área total de 93,1 hectares, com vegetação característica da Mata Atlântica. Os equipamentos erguidos na área são oriundos de um Termo de Compromisso de Compensação Ambiental (TCCA), celebrado com uma empresa de engenharia, através da Lei n° 713/2017."Com a criação de novas APAs, investimos na minimização dos impactos das crescentes emergências climáticas que assolam o planeta, garantindo melhor qualidade de vida e bem-estar à população", explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Thiago Pereira.
Publicidade
A APA de Maria Paula é uma das três novas Unidades de Conservação da Natureza (além da Área de Proteção Ambiental de Itaoca e da Área de Proteção Ambiental do Alto do Gaia) criadas nesta gestão, o que equivale a uma área total de 37,24 km², saindo de um patamar de apenas 10,13 km² de áreas protegidas até então. Antes, já havia o Parque Natural Municipal de São Gonçalo (2001) e a APA do Engenho Pequeno (1991). São Gonçalo saiu do percentual de 4% de áreas de Unidade de Conservação da Natureza em 2016 para o patamar de 19% em 2020.
O subsecretário da pasta e biólogo Gláucio Brandão diz que a Área de Soltura de Animais Selvagens nasce para dar conta das lacunas históricas de apreensão, aclimatação e soltura de pequenos animais selvagens na cidade."A Universidade Federal Fluminense assumirá, através de convênio, a coordenação técnica e operacional da ASAS, além de desenvolver pesquisas de extensão no que se refere aos aspectos relacionados ao ecossistema de Mata Atlântica da região", conta.
Publicidade
Além dos novos equipamentos voltados ao meio ambiente, os visitantes poderão acompanhar o primeiro trabalho de Marcelo Eco em um espaço público da cidade. O artista trouxe no início do mês a sua obra Eco X Ego, que representa a ressignificação das relações humanas com o ecossistema à sua volta, através do respeito à coexistência. Eco é pioneiro dentro da arte urbana carioca e tem no currículo exposições em diversos países, como França, Espanha, Itália e Argentina, entre outros. Neste sábado (24) ele inaugurou sua pintura artística da fachada do Teatro Municipal George Savalla Gomes, ao lado da Prefeitura de São Gonçalo.