Prefeito Dr. João  - Divulgação
Prefeito Dr. João Divulgação
Por Eric Macedo
Nascido no Estado do Ceará, filho de uma dona de casa e um bancário, João Ferreira Neto, o Dr. João para os meritienses, afirmou em entrevista para O DIA que está confiante e esperando o melhor para a reeleição deste ano. Médico cirurgião e obstetra, foi secretário de Saúde de São João de Meriti por cinco anos. Eleito vereador no município em 2008, concorreu a prefeito da cidade, alcançando quase 100 mil votos, em 2012, mas não se elegeu. Eleito deputado federal em 2014, venceu a eleição para prefeito de São João de Meriti em 2016, cargo que ocupa atualmente.
Sr. Prefeito, o município de Meriti vinha enfrentando diversos problemas e a população precisava de ajuda. O que fez o senhor encarar os desafios e se candidatar a prefeito?
Publicidade
Primeiramente, eu como médico e político tive uma sensação de poder fazer algo a mais para as pessoas. Minha ambição estava além das quatro paredes de um centro cirúrgico. Quando assumi, sabia da situação que estava a prefeitura, falida e com uma dívida no valor de 1 bilhão de reais em média, postos de saúde fechados, professores com pagamentos atrasados, alunos sem aula, ou seja, tudo muito confuso e desorganizado. Mas eu tinha duas opções: Partia pra dentro e trabalhava, para tentar reverter a situação, ou ia embora, renunciava, o que seria uma decepção para a população. E como dei minha palavra, optei pela primeira opção, e é isso que tenho feito desde 1 de janeiro de 2017.
Quais trabalhos e vitórias o senhor realizou nestes primeiros 3 anos e meio de mandato, antes da pandemia?
Publicidade
De primeira buscamos reverter todos os problemas que estavam em nossa cidade e imediatamente começamos a escrever uma nova história para a população. Estamos transformando o PAM Meriti em hospital municipal, a Upa de Éden está destinada a atender crianças e adolescentes. Reformamos e ativamos todos os postos de saúde, construímos um centro de imagem acoplado com nosso hospital. Na educação, contratamos 500 professores. Para o lazer da nossa população, reformamos e terminamos obras de praças públicas que estavam paralisadas há anos e, por fim, estamos reurbanizando áreas desertas da nossa cidade para dar mais visibilidade a áreas comerciais com mais segurança e proveito do morador. Eu garanto que estou feliz com todas minhas realizações.
Inauguração do Hospital Municipal, o PAM Meriti - Divulgação
Publicidade
A Cidade de São João recebe o apelido de “Formigueiro das Américas”, por conta de sua densidade demográfica. Com a chegada da Covid-19, quais foram as primeiras medidas tomadas para evitar uma catástrofe no município?
A minha responsabilidade foi dupla, porque além de ser o prefeito, eu sou médico também. Criamos um gabinete de crise formado pelas secretarias de governo, por mim e pela assessoria de comunicação, e fomos tomando todas as decisões necessárias. Fomos o primeiro município da Baixada a decretar o fechamento do comércio e de estabelecimentos, e seremos o último a reabrir, justamente, para evitar problemas. Informamos ao público, por todos os lados, as medidas de segurança necessárias a se tomar nesse momento como as barreiras sanitárias, nas divisas de Meriti, distribuímos mais de 600 mil máscaras, fora os boletins informativos nas redes sociais, fomos até elogiados pelo MP, que nos ajudaram a “conversar” com os moradores de maneira mais rápida e eficaz. Prova disso, que nessa semana, segundo estudos realizados, São João de Meriti era par ter de 1400 a 1500 óbitos, e estamos com registros de 263.
Publicidade
Observo que os destaques do município são na área da saúde. Isto foi uma prioridade para o senhor?
Sempre destinei um cuidado melhor para esta área, ainda mais neste momento de pandemia. Atualmente estamos com 7 leitos ocupados, uma taxa de 21%, baixíssimo comparado a outros municípios. Como disse, imediatamente quando soube da doença, transformei a UPA de Íris como centro de referência, e através de verbas parlamentares do Covid, montamos 30 leitos de UTI com todo aparato que precisa ter, no primeiro andar do nosso Hospital Municipal, e há uma previsão do termino do segundo andar até o fim desta semana, que receberá mais 60 leitos, um total de 90. Fico orgulhoso de sermos o único município do Rio de Janeiro, que o Ministério da Saúde habilitou para ajudar no custeio destes leitos. A partir disto, posso ficar tranquilo para pensar em uma possível reabertura de academias, salões, restaurantes e escolas.
Publicidade
Prefeito Dr. João presente nos eventos da área da saúde no Município - Divulgação
São João de Meriti está sendo um dos últimos municípios da Baixada Fluminense a retomar a abertura e funcionamento de estabelecimentos. Qual o prazo para que tudo “volte ao normal”?
Publicidade
Esta semana faremos reuniões para pôr em decreto a abertura das academias, bares, autoescolas e campos de futebol. Quero deixar por último, e sem previsões até o momento, as casas de eventos e as escolas, por mais que este último eu esteja enfrentando uma cobrança maior para que a abertura seja imediata. Mas como priorizo saúde e que não ocorra um retrocesso na cidade, prefiro deixar para depois. Caso o número de óbitos aumente na cidade, voltamos à estaca zero.
Moradores questionam nas redes sociais com vídeos de bares e estabelecimentos funcionado normalmente, mesmo com o decreto não permitindo. O que o senhor tem pra dizer sobre isso?
Publicidade
Este problema é notório não só em Meriti, mas como em todo o estado, a população precisa ter consciência e respeitar as leis. Não basta apenas eu decretar, tem que respeitar o decreto. Nós recentemente até colocamos fiscais para verificar a abertura irregular de bares no centro, mas confesso que não temos quantidade necessária para verificar todas as irregularidades do município. Já caçamos alguns alvarás de estabelecimentos que estão abrindo de forma irregular, e estes ficarão um bom tempo sem abrir por não respeitar nossas medidas.
Tem algum receio/medo dos prejuízos que a pandemia pode deixar para o governo?
Publicidade
Não. Fizemos todo o possível para deixar nossa cidade tranquila em relação a saúde e segurança do povo. Estamos enfrentado vários problemas e conseguindo reverter todas as situações.
O senhor utiliza muito suas redes sociais, e uma curiosidade é o grupo responsável por averiguar notícias falsas sobre o senhor. O que você acha disto?
Publicidade
Nestes últimos anos, criou-se uma cultura de disseminação das notícias falsas no município em relação a meu mandato. Eu peço que acreditem apenas nas informações que eu ou minha equipe estejam divulgando. Sou um prefeito do povo, conheço muito dos moradores do município, então, caso tenha alguma dúvida, perguntem a quem realmente tem permissão e propriedade para responder sobre minhas decisões.
Prefeito Dr. João - Divulgação
Publicidade
Você será candidato a reeleição em 2020?
Sim. Se Deus quiser e se o povo permitir, estaremos com um segundo mandato seguido.
Publicidade
Caso vença, o que a população pode esperar de um novo mandato?
Vamos continuar mantendo o compromisso de trabalhar para a população, utilizar os legados deste mandato com tranquilidade e manter a prioridade da saúde e segurança. Estamos em conversa com uma empresa de São Paulo que está investindo em Meriti, daí vão surgir quase 4 mil empregos para moradores da região. Eu quero dar ao povo, assim como eu, o orgulho de dizer que mora em São João de Meriti.