Brownies especias para o Dia dos Avós - Divulgação
Brownies especias para o Dia dos AvósDivulgação
Por Eric Macedo
A pandemia do novo coronavírus fez o número de microempreendedores individuais crescer, principalmente com as vendas em redes sociais. Em todo o País, segundo os dados do Governo Federal, o número de registros avançou de 20,5% em maio, na comparação com o mesmo mês do ano passado, saltando de 8,42 milhões para 10,15 milhões entre um mês e outro.
Uma pesquisa do Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, revelou que 31% mudaram a forma de funcionamento durante a Covid-19. Trabalhando com brownies desde 2018, a moradora de São João de Meriti de 19 anos, Leticia torres, conta que precisou incluir novas formas de vendas durante a pandemia na @lelets.brownie devido ao aumento de pedidos online.
Publicidade
“Sempre estou procurando inovar e lançar algo novo. Desde caixinhas personalizadas, estilo “Eu te amo”, Brownie no pote, Naked Brownie, entre outros. Atendo de 15 a 30 clientes por mês, nas datas comemorativas este número aumenta, que é o caso do dia dos avós que está chegando. Busco sempre estar em contato com meus clientes pelas redes sociais, isto me ajuda muito. Durante a pandemia realizo as entregas em suas residências”, contou a jovem empreendedora.
Jovem empreendedora de São João de Meriti utiliza as redes sociais para vender durante pandemia. - Divulgação
Publicidade
Outro microempreendedor que está se destacando é Breno do @sad.collage, ele produz artes digitais em formato de colagens. Na plataforma do Instagram, está virando um sucesso entre blogueiras e digitais influencers. Para ele foi a forma que encontrou de expressar suas ideias. “Comecei logo no início da quarentena no intuito de fazer algo apenas para amigos, acabou caindo no gosto das pessoas e comecei a trabalhar com isso”, contou.
“Vendo entre 3 a 6 artes por semana. Acho que um grande expoente dessa modalidade é o fato de ser 100% digital, consigo trabalhar sem quebrar o isolamento e torna mais acessível para quem quer ficar com segurança em casa”, acrescentou o artista.
Publicidade
Artes digitais em formato de colagens estão bombando nas redes sociais - Divulgação
No município de Meriti, aproximadamente, 43% das empresas que funcionavam de forma presencial ganharam na pandemia uma opção para o online, mostrando a força que a internet tem relacionado as vendas. Podendo até mesmo se tornar uma solução para muitos no futuro.