Quantidade de lixo coletada em Meriti cresce com a reabertura do comércio

Segundo a Mais Verde, número de Junho foi superior aos dos meses anteriores, quando o município instituiu medidas de isolamento

Por Eric Macedo

A Mais Verde é a nova marca que nasceu da união entre a Meriti Mais Verde, concessionária responsável pela gestão de lixo de Meriti, e a Verde Gestão Ambiental, empresa de serviços de mão de obra terceirizada e aluguel de veículos.
A Mais Verde é a nova marca que nasceu da união entre a Meriti Mais Verde, concessionária responsável pela gestão de lixo de Meriti, e a Verde Gestão Ambiental, empresa de serviços de mão de obra terceirizada e aluguel de veículos. -
A primeira fase da reabertura do comércio de São João de Meriti teve início no mês passado. Com lojas, restaurantes, salões e escritórios funcionando, o aumento na quantidade de lixo produzida já era esperado. De acordo com a Mais Verde, concessionária responsável pela limpeza urbana de Meriti, em junho foram coletadas 9.343 toneladas de resíduos domiciliares e comerciais, cerca de 16% a mais do que no mesmo período em 2019.
Em abril deste ano, quando parte da população seguia o isolamento social, a média da quantidade coletada foi de 280,3 toneladas por dia. Em maio, foram aproximadamente 282 toneladas por dia. Já em junho, este número chegou a cerca de 311,4 toneladas diárias. A coleta de entulho não está incluída nestes valores e os resíduos são transportados nos mesmos caminhões e pesados juntos posteriormente.
“A flexibilização do comércio pode ter levado mais moradores às ruas com demandas de consumo não atendidas nos meses anteriores de pandemia, o que impacta na geração de lixo”, informou a empresa.
ROTAS DE COLETA ALTERADAS NO INÍCIO DA PANDEMIA CONTINUAM A VALER
Em março, a Mais Verde modificou algumas rotas de coleta para evitar que muitas equipes circulassem pelas mesmas áreas. No turno da manhã, alguns caminhões passaram a seguir o horário de 6h às 14h20, e, à noite, foi estabelecido o horário de 19h às 3h20 para determinados trechos.
“Com as ruas vazias e o trânsito reduzido durante o período de isolamento, o fluxo do serviço de conservação e de coleta de resíduos no município ficou mais ágil. E as campanhas de higiene e limpeza feitas por conta da pandemia conscientizaram ainda mais os munícipes sobre o cuidado com o lixo”, explica o gerente da Mais Verde, Paulo Ávila.
Para que haja cada vez mais eficiência nos serviços, a colaboração da população é essencial. Lixos bem embalados, colocado do lado de fora o mais perto possível do horário de coleta, e carros estacionados de maneira correta ajudam as equipes.
Os dias e horários de cada rota estão especificados no mapa abaixo:
Mapa coleta de lixo - São João de Meriti - Mais Verde - Reprodução

Galeria de Fotos

Mapa coleta de lixo - São João de Meriti - Mais Verde Reprodução
A Mais Verde é a nova marca que nasceu da união entre a Meriti Mais Verde, concessionária responsável pela gestão de lixo de Meriti, e a Verde Gestão Ambiental, empresa de serviços de mão de obra terceirizada e aluguel de veículos. Reprodução

Comentários