A Baixada Fluminense recuperou 58,9% dos postos de trabalho industriais fechados entre março e junho - Getty Images
A Baixada Fluminense recuperou 58,9% dos postos de trabalho industriais fechados entre março e junhoGetty Images
Por O Dia
A Firjan, através da plataforma Retratos Regionais, que traz mensalmente recorte setorial e regional do mercado de trabalho fluminense, apontou os resultados da empregabilidade no estado do Rio de Janeiro, no mês de agosto. O município de São João de Meriti registrou saldos positivos nos setores industriais, comerciais e de construção, porém no comparativo anual, o saldo permanece negativo, em -1880 vagas de emprego.
O Indicador de Retomada dos Empregos, disponível na plataforma da Federação, mostra que a região da Baixada Fluminense, por exemplo, recuperou 58,9% dos postos de trabalho industriais fechados entre março e junho, período crítico para as empresas, por conta da pandemia do novo coronavírus.
Publicidade
No total, incluindo todos os setores econômicos, o estado do Rio abriu em agosto 5.645 vagas, com saldo positivo em 63 dos 92 municípios. O comércio abriu 2.120 vagas e recuperou, nos meses de julho e agosto, 6,4% do que foi perdido no período mais afetado pela pandemia. Já o setor de serviços perdeu 732 postos de trabalho em agosto e ainda não iniciou o processo de retomada das contratações.
Destaques em São João de Meriti:
Publicidade
A plataforma Retratos Regionais da Firjan tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) - Reprodução
Plataforma Retratos Regionais
Publicidade
A plataforma Retratos Regionais da Firjan tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. No painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais. No regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. A plataforma pode ser acessada através deste link: www.firjan.com.br/retratosregionais.