Convite para palestra sobre prevenção ao Câncer de Mama. - Divulgação/ PMSJM
Convite para palestra sobre prevenção ao Câncer de Mama.Divulgação/ PMSJM
Por O Dia
Com o objetivo de promover a conscientização sobre o câncer de mama e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento da doença, a Secretaria de Saúde de Meriti irá promover nesta quarta-feira (14), uma palestra sobre o Outubro Rosa com direito a café da manhã, às 9 horas, no Posto de Saúde da Vila São João, Rua Euclides da Cunha.
Em união com o movimento "Quanto antes melhor", lançado pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a ideia, segundo eles, é chamar a atenção das mulheres para a adoção de um estilo de vida mais saudável, com práticas de atividades físicas e melhor alimentação, a fim de evitar doenças, como o próprio câncer de mama. 
Publicidade
Neste sentido, a Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem oferecendo, através do Programa Saúde da Mulher, assistência em todas as Unidades Básicas de Saúde, tanto na prevenção, quanto no diagnóstico, realizando coleta de preventivos, orientações a mulher aos cuidados com sua saúde, além do encaminhamento para exames de mamografia que são feitos no Centro de Imagens do próprio município.
A secretária de Saúde, Marcia Lucas, ressalta a importância de manter os cuidados: “Prevenir sempre foi a melhor estratégia nos cuidados com a saúde e sem dúvidas, quando se trata de oncologia, a prevenção salva vidas. O câncer de mama tem cura quando detectado precocemente. Cuidar da saúde é ter respeito pela vida e por quem nós amamos”, disse Marcia.
Publicidade
A secretária de Saúde, Marcia Lucas. - Divulgação/ PMSJM
Vale lembrar que segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo todo, e só no Brasil corresponde a 29% dos novos casos de câncer e que em São João de Meriti são realizados 300 atendimentos de mastologia todos os meses, com um total de 12 a 15 novos casos de câncer de mama diagnosticados mensalmente.
Publicidade
Agentes de Saúde do município solicitam que, em caso de aparecimento de qualquer sintoma, ou até mesmo em caso de dúvidas, as mulheres procurem a unidade de saúde mais próxima e busque o tratamento gratuito. “Não deixe de realizar a prevenção e lembre-se, você é muito importante!”.