Meriti volta ao estágio de observação após redução no volume de chuvas
Ontem (10), com o acúmulo de chuva do fim de semana, a Defesa Civil do município alertou moradores para possíveis ocorrências de deslizamentos e alagamentos
Por O Dia
O município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, retornou ao estágio de observação, nesta segunda-feira (11), após notória redução no volume de chuvas previstas para hoje e os próximos dias. No fim de semana, a Defesa Civil municipal chegou a declarar estágio de alerta, devido ao acumulo pluviométrico elevado.
Segundo a Defesa Civil, a previsão para Meriti é de pancadas de chuva nesta tarde e à noite: “Pedimos aos moradores de áreas de risco que fiquem atentos aos nossos avisos no Facebook e ás notícias das condições de tempo disponíveis da mídia em geral. Em caso de emergência, ligue 199”, informou.
Publicidade
Os níveis de avisos estabelecidos em casos de fortes chuvas são:
Publicidade
Novo Plano de Contingências para o período de chuvas
No mês passado, entrou em vigor o novo Plano de Contingências da Defesa Civil de São João de Meriti (Plancon) para o período de chuvas. O documento foi feito pelo Grupo de Ações Coordenadas, com base em estudos dos cenários de risco de desastres e nele são estabelecidas ações a serem adotados pelos órgãos municipais envolvidos na prevenção, mitigação, preparação e resposta às emergências relacionadas a desastres naturais, como deslizamentos, alagamentos e inundações.
Publicidade
O documento contempla oito rotas de fugas, 44 pontos de apoio, 11 pluviômetros (medidores de volumes de chuvas) e 11 sirenes, além do apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Confira o Plano de Contingências aqui .