Profissionais de saúde com mais de 46 anos de idade, desde que estejam com a carteira profissional ativa, também podem ser vacinados
Profissionais de saúde com mais de 46 anos de idade, desde que estejam com a carteira profissional ativa, também podem ser vacinadosDivulgação
Por O Dia
A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria de Saúde, segue com a vacinação contra a covid-19. Depois de alcançar a faixa etária de pessoas com 60 anos de idade ou mais, o município destina as novas doses para quem tem doenças preexistentes, como hipertensão, diabetes, câncer, dentre outras.
Nesta semana, respeitando o dia e horário pré-estabelecido pela organização, as mulheres com 59 anos de idade e com comorbidades, puderam garantir a dose do imunizante. Dona Márcia, aposentada da Prefeitura de São João, sentiu de volta o começo do gostinho da tranquilidade, depois de conseguir a tão esperada vacina: "A emoção é grande e eu acredito que só com a vacina é possível vencermos essa doença. Ainda mais eu que tenho diabetes, pressão alta e problemas cardíacos. Estava ansiosa".
Publicidade
Dona Márcia, aposentada da Prefeitura de São João - Divulgação
Dona Márcia, aposentada da Prefeitura de São JoãoDivulgação
Veja abaixo a lista com todas as comorbidades que se enquadram nesse período de vacinação:

- Diabetes mellitus
- Hipertensão arterial grave (difícil controle ou com lesão de órgão alvo)
- Doença pulmonar obstrutiva crônica
- Doença renal
- Doenças cardiovasculares
- Doenças cerebrovasculares
- Indivíduos transplantados de órgão sólido
- Anemia falciforme
- Câncer
- Obesidade grau III
- Síndrome de Down
- Indivíduos imunossuprimidos (pessoas que nasceram com uma deficiência imunológica - imunodeficiências primárias/causas genéticas ou adquiridas, que podem ser provocadas por vírus como o HIV, por exemplo - ou ficaram com o sistema imune abalado após contrair alguma doença sistêmica.
Publicidade
A pasta reforça que profissionais de saúde com mais de 46 anos de idade, desde que estejam com a carteira profissional ativa, também serão vacinados.
Confira o calendário de vacinação divididos entre sexo e idade para os próximos dias:
Publicidade
7/5, sexta-feira:
MULHERES a partir de 54 anos com COMORBIDADES (1ª e 2ª dose).
MULHERES profissionais de saúde a partir de 46 anos de idade.

8/5, sábado:
HOMENS a partir de 54 anos com COMORBIDADES (1ª e 2ª dose).
HOMENS profissionais de saúde a partir de 46 anos de idade.

9/5, domingo: não haverá vacinação.