nos cemitérios municipais Vila Rosali, Éden e São Lázaro, mais de 2.500 mudas de ipê serão distribuídas aos visitantes de entes queridosDivulgação

Neste Dia de Finados, 2 de novembro, mais de 2.500 mudas de ipê, espécie arbórea conhecida pelas flores de cores vibrantes, serão distribuídas aos visitantes de entes queridos nos cemitérios municipais Vila Rosali, Éden e São Lázaro, em São João do Meriti. A expectativa de uma maior movimentação neste locais aumentou devido ao grande número de pessoas vacinadas contra o coronavírus.
As mudas serão entregues com uma tag contendo as instruções de cultivo e cuidados com a espécie, bastante presente nas matas do Rio de Janeiro e Minas Gerais e nas florestas do Rio Grande do Sul do país.
Diretor executivo da Casa de Luto São João Batista, concessionária que administra os cemitérios municipais da cidade, Vinicius Chaves de Mello comentou que a escolha da ação tem um significado especial.
“De acordo com o IBGE, o município de São João de Meriti conta com 473 mil habitantes e concentra a maior densidade populacional da América Latina, sendo conhecida como “Formigueiro das Américas”. Por ser uma região muito urbanizada e com poucas árvores, escolhemos homenagear os visitantes com mudas de Ipê para estimular a arborização da cidade e, com isso, reforçar a importância de cuidarmos do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida de todos que habitam a cidade”, explicou Vinicius.
Na entrada de cada cemitério, que funcionarão das 9h às 17h, terá com um grande mural para estimular as pessoas a escreverem o que elas desejam fazer antes de morrer. O objetivo é provocar uma reflexão sobre a vida e a importância de buscar a realização dos seus sonhos e objetivos antes da sua partida.