Programa de Navegação de Pacientes em São João de Meriti apresenta dados em sua primeira etapa na Unidade da Vila Rosali Divulgação

Um encontro conduzido pela médica mastologista Dra. Sandra Gioia, juntamente com os colaboradores da unidade da Vila Rosali, marcou o fim da primeira etapa do Programa de Navegação de Pacientes (PNP), em São João de Meriti. Em seus primeiros quatro meses, mais de 3.500 mulheres já foram atendidas pelo PNP e a expectativa da Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria de Saúde, é aumentar esse número.
Estiveram presentes além da médica, a psicóloga e eleita primeira navegadora do PNP, Liliani Baptista, a diretora do Programa de Estratégia de Saúde da Família, Thayana Braz, a assistente social e navegadora de pacientes do Rio Imagem, Lucia Brigagão e também os agentes comunitários da Vila Rosali.
Os profissionais abordaram a importância da luta não só contra a doença, mas contra a resistência de procurar atendimento quando o assunto é câncer. Entendendo a importância de seu trabalho, a agente comunitária de Saúde da Unidade de Vila Rosali, Cláudia Marins, declarou: “Eu tive pacientes que não sabiam, sequer, por onde começar a buscar atendimento para o diagnóstico positivo ou negativo do câncer. Só atendo cerca de 200 mulheres por dia, pelo PNP. Olha quanta gente ficando bem informada e se cuidando?".
Mais de 3.500 mulheres já foram atendidas pelo PNP - Divulgação
Mais de 3.500 mulheres já foram atendidas pelo PNPDivulgação
Coordenando o programa, a Dra. Sandra Gioia enfatizou que trazer o PNP para a atenção primária é super importante: “É levar saúde e educação para as nossas mulheres, mas, além disso, é frisar que é preciso dar continuidade às ações para que todas possam ser contempladas. Todo o fluxo da navegação tem um prazo para acontecer e, aos poucos, vai se ganhando mais credibilidade e visibilidade para os serviços que já estão à disposição das meritienses”.