Prefeitura de São João de Meriti inaugura curso de informática para surdosDeborah Vitória

Com o objetivo de promover a inclusão dentro das salas de aula, a Prefeitura de São João de Meriti inaugurou o Curso de Informática para Surdos na Escola Municipal Armando de Oliveira, localizada no bairro Jardim Bonifácio. Ao todo, 30 deficientes auditivos estão matriculados na rede municipal.
De acordo coma pasta, o curso foi totalmente planejado e possui por missão possibilitar e facilitar o processo inclusivo com metodologia direcionada aos alunos. O tema discutido durante a inauguração foi: Voltar para quê? O surdo e a volta às aulas em tempos de pós-pandemia.
“Estou aqui entregando mais uma potente ferramenta de aprendizagem para promover igualdade e inclusão. Um dos compromissos da nossa gestão é não deixar ninguém para trás, independentemente de suas características. Buscamos tratar todos os alunos com igualdade, dando condições e atendendo às necessidades educacionais especiais de cada um. E eu só tenho que agradecer a oportunidade de poder caminhar ao lado de dois homens incansáveis, o prefeito e o deputado estadual Valdecy da Saúde que têm trabalhado muito em prol da educação em Meriti”, destacou o secretário da pasta, José Carlos.
Equipe da secretaria de Educação e alunos - Deborah Vitória
Equipe da secretaria de Educação e alunosDeborah Vitória
Os alunos foram selecionados por meio de um levantamento realizado pelas unidades escolares em que estão matriculados e divididos em duas turmas, com aulas às terças e quintas-feiras.
Ainda segundo a pasta, é ideia é promover o acesso e a inclusão dos alunos a outras áreas do conhecimento científico ao longo do ano como, por exemplo, a inauguração de um laboratório de ciências.
O curso de informática para surdos tem a parceria do Projeto Surdos e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).