Vacinação contra a Covid-19Reprodução

Com mais de 86% da população acima de 12 anos já com o ciclo vacinal completo contra a covid-19, a cidade de Saquarema, na Região dos Lagos apresentou nos últimas meses uma forte queda nos índices de casos confirmados de covid e de óbitos causados pela doença.
Desde o início da pandemia até agora, Saquarema registrou 4.641 casos confirmados e descartou 12.792.
Segundo a Secretaria Municipal de saúde, no mês de maio, o município registrou cerca de 525 casos da doença. Com o avanço da vacinação, os números de casos confirmados foram diminuindo ainda mais. No mês de junho a média de contágio no mês ficou em 77, em julho uma leve alteração, subindo para 95, caindo novamente em agosto com 45 casos confirmados. Em setembro apenas 09 casos foram confirmados e no mês de outubro, apenas 07 pessoas foram confirmadas com o coronavírus.
Ailton Pinheiro, de 12 anos, recebeu a vacina Pfizer em Saquarema - Divulgação
Ailton Pinheiro, de 12 anos, recebeu a vacina Pfizer em SaquaremaDivulgação

Além da queda no número de casos confirmados, Saquarema também registrou queda expressiva no número de mortos pela covid. Em maio deste ano, o município contabilizou 47 mortes. Em outubro esse número caiu para 04 mortes em decorrência do vírus.
No início deste mês, a cidade flexibilizou o uso de máscaras em locais abertos e as unidades de ensino das redes pública e privada municipal retornaram as atividades presenciais com 100% da capacidade mantendo, entretanto, a obrigatoriedade de adoção de medidas sanitárias, como o uso de máscaras faciais e disponibilização de álcool em gel. Aglomerações devem ser evitadas.
Mesmo com o declínio no número de novos casos, de óbitos e no risco de transmissão e contágio, o uso de máscaras continua sendo obrigatório em ambientes fechados. Além disso, a apresentação de comprovante de vacinação contra a covid-19, com aplicação de pelo menos a primeira dose, para frequência e permanência nos estabelecimentos e ambientes de uso coletivo continua obrigatória na cidade.
Dose de reforço
A campanha de vacinação continua no município com a vacinação da segunda dose e a aplicação da dose de reforço. O município está vacinando toda a população maior de 18 anos que tenha recebido a segunda dose (D2), da vacina contra a covid-19, há mais de 5 meses. A Secretaria de saúde também antecipou a segunda dose da vacina Pfizer para 21 dias. Já a repescagem para todos os públicos e a aplicação da segunda dose (D2) continuam nos dois polos de vacinação, de segunda a sexta-feira no Saquarema Futebol Clube, no Centro; e no Lions Club de Bacaxá. Para a aplicação de segunda dose, o horário de atendimento é das 13h às 16h. Já a aplicação da primeira dose e dose de reforço o horário de atendimento é das 9h às 16h.