Vacinação em profissionais de educação contra o Covid-19 em Tanguá
Vacinação em profissionais de educação contra o Covid-19 em TanguáDivulgação
Por O Dia
Tanguá - A prefeitura de Tanguá iniciou, na última semana, a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em profissionais da Educação da rede municipal, que estão em atendimento presencial. Com isso, Tanguá se torna a primeira cidade da região a vacinar essa categoria de profissionais.
No primeiro dia, 3 profissionais foram contemplados. A medida está sendo possível após uma estratégia montada pelas secretarias municipais de Saúde (SMS) com a Educação (SEME), em reunião com o prefeito da cidade, Rodrigo Medeiros. A ideia é evitar desperdícios nas doses remanescentes.
Publicidade
Em média, cada frasco gera cerca de 10 doses. Por isso, a imunização em Tanguá está sendo agendada em calendários definidos por bairros. Mas quando um paciente falta ao calendário, essa dose precisa imediatamente ser direcionada a uma outra pessoa, já que sua validade, após aberta, é de poucas horas.
Segundo o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Luciano Lucio, os critérios e as dinâmicas adotadas foram construídas coletivamente, com o acompanhamento dos órgãos de representação, entre eles, o SEPE.
Publicidade
“Ao final do dia a coordenação de enfermagem entrará em contato com a Seme para notificar o número de vacinas disponíveis para aplicação. Na Secretaria de Educação, entraremos em contato com os profissionais de acordo com as idades e estes receberam as informações para se dirigir ao setor da saúde responsável pela aplicação”, explicou Luciano Lucio.
Ainda segundo Luciano, o governo está empenhado em buscar soluções para a Educação, haja vista sua importância para desenvolvimento da cidade e que, periodicamente, a pasta vai divulgar a lista de imunizados na rede de ensino.