Reconhecidos pelo Ministério da Saúde, os 2 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Vassouras estão aompliando seus atendimentos. Dos 428 acolhimentos, 188 são realizados na unidade Morada das Palmeiras e 240 na unidade Dr. Horácio Tavernard dos Santos. Segundo a prefeitura, a meta da equipe, que realiza reuniões semanais, é avançar ainda mais nas ações para garantir maior participação de assistidos e familiares.
“Nossos serviços são chamados de 'porta aberta', ou seja, quem desejar ser cuidado pela equipe pode chegar sem hora marcada e sem encaminhamento, para realizar um primeiro acolhimento”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Larissa Vieira, explicando que as unidades do Caps contam com profissionais capacitados para acolher assistidos e familiares de forma singular.
O acolhimento em saúde mental conta com equipe multiprofissional para atendimentos de pessoas com sofrimento e/ou transtorno mental que estejam enfrentando dificuldades devido ao uso abusivo de álcool e/ou outras drogas. Uma vez inseridos no Caps, os assistidos passam a ter acesso às atividades diárias de incentivo ao exercício da cidadania, autonomia e reinserção social. Muitas das ações são realizadas através de Oficinas Terapêuticas de Música, Cidadania, Culinária e Artesanato. Os atendimentos são baseados em um modelo comunitário, de caráter aberto e, principalmente, participativo, segundo ressalta a prefeitura.
Os Caps também dispõem de inúmeros serviços e atividades para a família, como reuniões de grupos terapêuticos temáticos e visitas domiciliares. O Caps Dr. Horácio Tavernard dos Santos atende adultos a partir de 18 anos e fica na Rua Comandante Alves Branco, 32 – Centro (WjatsApp: 24 2471-9174). Já o Caps Morada das Palmeiras atende pessoas até 17 anos e 11 meses e fica na Rua Expedicionário Sebastião Paiva, 84 - Bairro Residência (WhatsApp: 24 2471-322). As duas unidades funcionam de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.