O Laboratório Municipal de Vassouras chegou a marca de 1.201 procedimentos realizados. Segundo a prefeitura, a maior demanda foi da coleta itinerante, realizada nas Unidades de Saúde da Família das áreas rurais, com 779 registros. O relatório também evidencia a grande procura por coletas de amostras sanguíneas para casos suspeitos de dengue (89 atendimentos), coletas domiciliares (89 atendimentos) e testes rápidos anti-HIV, anti-HCV, HBS-Sifílis (75 exames).
Na próxima terça-feira (05), serão abertas 10 vagas de exames para moradores do bairro Glória, a partir das 7h, e outras 20 vagas para moradores do Andrade Costa, com início das coletas às 7h45. Já na sexta-feira (08), a coleta itinerante será no Conjunto Habitacional, com 10 vagas para atendimentos a partir das 7h; no Ipiranga, com 15 vagas a partir das 7h45; e Esquina, com 20 vagas a partir das 8h30. Os atendimentos são realizados de acordo com os encaminhamentos expedidos pelas unidades de saúde.
O Laboratório Municipal (Praça Cristóvão Corrêa e Castro, 32, Centro) funciona em horários diferenciados, de acordo com as coletas: para CD4/CD8, cargas virais e genotipagem, as coletas ocorrem às segundas-feiras, às 7h; coletas itinerantes, de acordo com o cronograma; coleta para rotina de dengue, de segunda-feira à sexta-feira, das 10h às 14h e demais coletas de segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 09h.
A unidade se destaca, ainda, por análises específicas que são realizados em parceria com o Laboratório Noel Nutels e Fiocruz, como sorologias para diversas infecções (leptospirose, teste de avidez para toxoplasmose), cultura de escarro e teste de sensibilidade a antibióticos, entre outros.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.