Centro de Reabilitação conta com 12 fisioterapeutasDivulgação

Referência regional, o Centro Municipal de Reabilitação de Vassouras alcançou a marca de 6.939 procedimentos ambulatoriais e domiciliares ao mês. Segundo a prefeitura, a grande procura pela unidade se justifica pela diversidade de tratamentos oferecidos de recém-nascidos a idosos, como reabilitação respiratória, neurológica, traumatologia e postural, 
Outros diferenciais do Centro Municipal de Reabilitação são o atendimento em domicílio, que contempla 210 pacientes atualmente, e os serviços realizados em educação em saúde e prevenção itinerante, onde os profissionais e deslocam aos distritos para palestras sobre autocuidado e doenças recorrentes, como incontinência urinária, comum entre mulheres trabalhadoras em áreas rurais. “As trabalhadoras do campo, geralmente sofrem por incontinência urinária, por carregarem muito peso, além do trabalho em em posturas inadequadas, e para minimizar esses casos, realizamos ações contínuas levando informações de como evitar a doença ou seu agravamento”, disse a coordenadora da unidade, Débora Alves Pinto Guerra, acrescentando que outro tema abordado junto a comunidade é a avaliação postural e dos pés.
Para garantir o atendimento dos usuários, o Centro Municipal de Reabilitação conta com 12 fisioterapeutas, 1 terapeuta ocupacional e 1 nutricionista. Cada fisioterapeuta é responsável por uma Unidade de Saúde, enquanto a terapia ocupacional atua junto a estes profissionais para deixar o usuário o mais independente possível para as atividades diárias. O nutricionista completa o trabalho com reeducação alimentar, visando fortalecimento do usuário, sendo que boa parte deles apresenta algum grau de obesidade. “O nosso lema, é o autocuidado. É a responsabilização do usuário com seu corpo. É ele saber, como lidar com as dores e limitações, estar ciente que o autor da sua recuperação é ele mesmo, tudo isso acompanhado com profissionais”, ressaltou a secretária de Saúde, Larissa Suely Vieira Ramos.
O Centro Municipal de Reabilitação funciona na rua Caetano Furquim, nº 364, no Centro. Os horários são diversificados para garantir atendimentos aos trabalhadores: segundas, quartas e sextas, das 8h às 17h; terças-feiras, das 7h às 20h; e quintas-feiras, das 8h às 20h. Para ser atendido no Centro Municipal de Reabilitação, o usuário recebe encaminhamento médico e deixa o mesmo na Unidades de Saúde do bairro onde mora, que fará o agendamento dos procedimentos. Nos distritos, os atendimentos são realizados em domicílio ou na própria Unidade de Saúde. Moradores das áreas centrais são atendidos no Centro Municipal de Reabilitação.