
“Era um grande sonho poder capacitar nossa rede feminina que engloba vários núcleos como comunidade quilombola e mulheres de terreiro de forma profissional e trazer visibilidade para a questão afro”, declara a idealizadora do Coletivo Meninas de Lenço, Renata Ferreira.
As capacitações previstas no projeto visam a geração de renda, tendo a moda como base para o empoderamento social e o reconhecimento do papel da mulher na sociedade. As palestras serão ministradas por convidados especialistas em moda e em preparação para o mercado de trabalho.
“O projeto é uma grande conquista para nossa região, pois reconhece o interior como polo de moda afro e criativo. Ele agrega conhecimento aos participantes e traz visibilidade para o potencial que temos aqui”, comenta SantClair dos Santos, consultor de moda e um dos participantes do projeto.
Nessa quinta, dia 14, aconteceu a primeira oficina sobre moda afro ministrada por SantClair. O encontro foi realizado no auditório da OAB Volta Redonda, contou com o apoio da OAB Mulher. O projeto acontece através do Edital Elas na Moda e sem Violência, do Fundo Elas com o apoio do Instituto C&A.
A programação do projeto continua no próximo dia 23, com a participação na Semana do Povo Preto, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura de Volta Redonda, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. A programação acontecerá no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília e o projeto Meninas de Lenço vai realizar o Primeiro Encontro do Setorial de Moda com a estilista Fátima Negram.