Capacitação do Sistema de Informações para Infância e Adolescência acontece em Volta Redonda

Representantes de 12 municípios da região participaram do curso

Por O Dia

A primeira aula aconteceu nesta quinta-feira, dia 12
A primeira aula aconteceu nesta quinta-feira, dia 12 -
Volta Redonda - Volta Redonda sediou nesta quinta-feira, dia 12, a capacitação do Sistema de Informações para Infância e Adolescência (Sipia), um novo sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A primeira aula aconteceu em um laboratório do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) e contou com representantes de 12 municípios da região.
Segundo o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Guilherme da Silva Benedito, toda criança ou adolescente que for atendido pelo Conselho Tutelar será cadastrado no Sipia e, se for para outra cidade, será possível ter acesso aos atendimentos.
“O sistema ajuda porque é uma ferramenta totalmente on-line que roda no navegador para lançar informações, ele gera relatórios, utiliza de assinaturas eletrônicas e, por isso, facilita muito”, esclareceu Guilherme.

O objetivo é que o sistema já esteja implantado para o mandato dos novos conselheiros tutelares, eleitos recentemente.
“A utilização do sistema vai ser importante e já ajudará os novos conselheiros, que começarão a trabalhar em janeiro. O Sipia vai proporcionar um melhor gerenciamento das ocorrências que são registradas pelos conselheiros”, disse o subsecretário do Gabinete de Estratégia Governamental, Fernando Rabelo.
No sistema são cadastradas todas as entidades do município que trabalham com crianças e adolescentes, bem como todas as unidades de Saúde, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), além de escolas públicas e particulares, ONGs, etc.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários