Volta Redonda realiza 1º Fórum de Direitos Humanos

Evento proporcionou o debate sobre serviços oferecidos

Por O Dia

1º Fórum de Direitos Humanos - Uma Cidade pra Você
1º Fórum de Direitos Humanos - Uma Cidade pra Você -
Volta Redonda - Como parte das comemorações pelo Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado no dia 10 de dezembro, o município de Volta Redonda sediou nesta quinta-feira, dia 12, o 1º Fórum de Direitos Humanos – Uma Cidade pra Você, realizado no Centro Cultural Fundação CSN, na Vila Santa Cecília.
O objetivo do fórum foi informar a população sobre os serviços oferecidos em todas as áreas da administração municipal, dar voz às solicitações da sociedade civil, além de gestão pública e sociedade construírem juntas, uma cidade mais conectada às necessidades das pessoas e que cumpre com o dever de assegurar os direitos de seus moradores.
A abertura do fórum ficou por conta dos secretários municipais de Ação Comunitária (Smac), Ailton da Silva Carvalho, e de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (Smidh), América Tereza. Em seguida, foi a vez do representante do Comitê Intersetorial de Políticas para População em Situação de Rua, Adenilton Rodrigues.
“Estou aqui representando um povo em situação de vulnerabilidade, que estava sem voz e hoje tem esse espaço. São pessoas com direitos violados e que precisam de ajuda. Hoje trabalho como varredor de rua, orientador social, estou cursando o 3º ano do Ensino Médio e pretendo ir mais adiante”, contou Adenilton.
O prefeito Samuca Silva discursou logo após, destacando a importância da criação de políticas públicas e reforçando o papel da união entre sociedade e poder público para definir ações efetivas em benefício da população.
“É uma oportunidade de a população saber o que o município tem feito pelos direitos delas e reforçar essa importância da integração entre a sociedade e poder público. Juntos, conseguimos construir uma Volta Redonda mais justa e transparente para todos”, afirmou o prefeito Samuca Silva.
Após a cerimônia de abertura, o fórum continuou com a apresentação por parte dos secretários municipais presentes, mostrando à população todas as ações de políticas públicas de direitos humanos realizadas e entregues nesses anos de gestão.
O evento teve ainda a discussão de novas propostas divididas em temas como: Políticas Públicas para Mulheres, Idosos, Igualdade Racial, Pessoas com Deficiência, Diversidade de Gênero e outros relacionados a direitos humanos.
“É de suma importância que esse fórum seja realizado e espero que aconteça mais vezes. E que a gente consiga trazer a sociedade de uma forma geral para acharmos um caminho para termos uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou o presidente do Clube Palmares e militante do movimento negro em Volta Redonda, Edson Daniel.
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, em parceria com todas as secretarias do município.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários