
A pauta do encontro foi o Ano Internacional de Valorização da Enfermagem, consagrado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e a possibilidade do município promover ações de valorização destes profissionais.
Na ocasião, o prefeito se comprometeu a realizar uma audiência pública sobre a carga horária de, no máximo, 30 horas semanais para os profissionais de enfermagem, além da elaboração de uma mensagem, a ser enviada para aprovação na Câmara de Vereadores, para implantação da Semana Municipal da Enfermagem, entre os dias 12 e 20 de maio.
“Estes profissionais desempenham um papel vital na prestação de serviços essenciais de saúde, são fundamentais na promoção à saúde e na prevenção de doenças. Por isso, a nossa gestão tem o compromisso de valorizar esses profissionais e melhorar suas condições de trabalho”, afirmou Samuca.

“A reunião em Volta Redonda foi produtiva, já que saímos com a previsão da criação da Semana da Enfermagem, seguindo o decreto presidencial de 1960. A enfermagem é a única profissão da área de saúde que tem uma semana dedicada a ela”, completou.
Também participaram da reunião a membro da Comissão de Relações Internacionais do Cofen, María Antonieta Rubio Tyrrell; e a coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem do UniFOA, Lucrécia Helena Loureiro, que também atua na Rede Municipal de Saúde