O lançamento do convênio foi na sede da Secretaria Extraordinária de Segurança Pública (SESP), na Vila Santa Cecília - Divulgação
O lançamento do convênio foi na sede da Secretaria Extraordinária de Segurança Pública (SESP), na Vila Santa CecíliaDivulgação
Por O Dia
Volta Redonda - O investimento do programa “Orgulho de Volta” desta sexta-feira, dia 21, foi na área da segurança pública para a cidade. A Prefeitura de Volta Redonda firmou parceria com a Secretaria de Estado da Polícia Militar para implantação do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS).

O lançamento do convênio foi na sede da Secretaria Extraordinária de Segurança Pública (SESP), na Vila Santa Cecília. Através do PROEIS, a prefeitura vai ter possibilidade de contratar policiais militares, nas suas horas de folga, para atender demandas no setor da segurança pública, que sejam necessárias e do interesse do município.

O prefeito Samuca Silva explicou que, apesar da segurança pública ser uma atribuição do governo do estado, a gestão municipal tem adotado medidas importantes para trazer mais tranquilidade à população e contribuir com a redução dos índices de criminalidade na cidade.

“A própria criação da Secretaria de Segurança Pública é um exemplo disso; também investimos na Guarda Municipal; e implantamos a Cerca Inteligente, monitoramento por câmeras em todas as entradas e saídas da cidade”, afirmou Samuca.
O prefeito ainda assegurou que tem um projeto para implantação de um Batalhão de Cães na Guarda Municipal, o terreno já foi cedido por um comerciante no bairro Roma; também que existe um convênio para disponibilizar para o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) o banco de dados nacional de veículos furtados e roubados para que sejam identificados ao entrar na cidade pela Cerca Inteligente.

“Além disso, queremos trazer uma Delegacia de Homicídios para Volta Redonda”, Declarou o prefeito Samuca Silva.
Publicidade
Quem também explicou a importância do programa para a cidade foi o secretário Municipal de Segurança Pública, o coronel PM Antônio Goulart.

“Através do PROEIS e a continuidade da parceria entre os órgãos de segurança pública o policiamento ostensivo será intensificado e, consequentemente, a sensação de segurança em Volta Redonda. Com a implantação do programa, toda estrutura de segurança da cidade, polícias Militar e Civil, além da Guarda Municipal, terá suas atividades otimizadas”, disse Goulart.
O trabalho dos policiais que vão atuar no PROEIS começa nesta sexta-feira, dia 21 - Divulgação
Publicidade
O coronel lembrou que o trabalho dos policiais que vão atuar no PROEIS começa nesta sexta-feira, dia 21, e continuará durante todo feriado prolongado de Carnaval.

“Em seguida, a princípio, a atuação será concentrada nos Centros Comerciais e entradas e saídas da cidade”, avisou Goulart.
O presidente da Aciap (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril) de Volta Redonda, Luiz Fernando Cardoso, declarou que o investimento em segurança é indispensável para o comércio, principalmente para as lojas de rua.

“Parabenizo o prefeito pela iniciativa. Uma cidade segura tem um comércio forte que gera emprego e renda”, citou.

Também participaram da cerimônia de lançamento do PROEIS, o delegado titular da Delegacia de Polícia Federal de Volta Redonda, Pedro Paulo Simão da Rocha; o major da Polícia Militar, Fabrício Caramez Triches, que vai coordenar o programa na cidade; o comandante da Guarda Municipal de VR, Dalessandro de Assis, e representando o 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o major Marcos Paulo de Faria Ferreira, responsável pelo Planejamento Operacional do batalhão.