Volta Redonda faz cartilha para orientar pessoas que vivem com HIV  - Divulgação
Volta Redonda faz cartilha para orientar pessoas que vivem com HIV Divulgação
Por O Dia
Volta Redonda - Uma cartilha de orientação nutricional e alimentar para pessoas que vivem com HIV e Aids foi produzida através de uma parceria entre a Prefeitura e o Centro Universitário de Volta Redonda (Unifoa). O material será distribuído virtualmente para os pacientes do Centro de Doenças Infecciosas (CDI). A iniciativa é da Divisão de Área Técnica e Educação em Saúde (Dates), da secretaria municipal de Saúde, que elaborou o material junto com alunos do curso de Nutrição do Unifoa.

A cartilha é uma ferramenta de informação que busca apresentar recomendações nutricionais e alimentares que visam melhorar a qualidade de vida dessa população. Profissionais da área de Saúde afirmam que a alimentação saudável e equilibrada é vital para a saúde de todos os indivíduos, inclusive para as pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA), em função da necessidade de reforçar o sistema imunológico pela quantidade de medicamentos prescritos para os pacientes. O material servirá como orientação para ajudar no tratamento desses usuários no CDI.

A nutricionista professora do estágio de Nutrição em Saúde Pública do Dates, Natália Feres Costa, explicou que o material foi feito através da uma parceria de ensino, serviço e comunidade, trazendo as alunas do curso de Nutrição para o cenário do Sistema Único de Saúde.

“Antes da pandemia, esse trabalho era realizado olho no olho, mas nesse momento isso não é possível. Mas a informação não pode deixar de chegar aos pacientes. Pensamos então em usar a tecnologia de informação e comunicação, e uma dessas ações que vamos desenvolver é a confecção dessa cartilha que iremos divulgar nos grupos de whatsapp”, disse a nutricionista.

Natália Feres Costa destaca que o conteúdo da cartilha aborda do cuidado com a alimentação, do peso e do controle nutricional, usando uma linguagem bem fácil e direta.
“Abordamos assuntos como nutrientes, cuidados com a higiene dos alimentos, relação da quantidade de medicamentos que eles tomam no coquetel com a alimentação, pois há medicamentos que precisam ser administrados juntos com os alimentos e outros que precisam ser tomados separados para ter uma absorção melhor”, disse Natália, ressaltando que todo o conteúdo da cartilha segue os protocolos do Ministério da Saúde.
Publicidade
Volta Redonda faz cartilha para orientar pessoas que vivem com HIV - Divulgação
Uma das responsáveis pelo projeto gráfico da cartilha, a universitária do curso de Nutrição do UniFoa, Júlia Maria dos Santos Alves, acredita que essa parceria é fundamental.
“Ela aproxima os alunos da população local, permitindo que o conhecimento adquirido na sala de aula seja disponibilizado de maneira ativa. E fazer essa cartilha foi uma excelente aprendizagem, pois é um compilado de informações importantes acerca da alimentação e nutrição das pessoas vivendo com HIV e AIDS. Como concentra explicações sobre sinais e sintomas, fala sobre a importância de hábitos saudáveis e considera a demanda específica dessa população, serve como ferramenta para que os usuários tenham autonomia e possam se guiar para melhorar a qualidade de vida no dia a dia”, disse a universitária.