Clínica da Família do bairro Vila Brasília em Volta Redonda - Divulgação
Clínica da Família do bairro Vila Brasília em Volta RedondaDivulgação
Por O Dia
Volta Redonda - Moradores dos bairros Mariana Torres, Verde Vale, Belo Horizonte e Coqueiros, que formam o Complexo Vila Brasília, em Volta Redonda, passam a contar, a partir desta quinta-feira, dia 29, com uma nova unidade de saúde, ligada a estratégia da saúde da família. A Clínica da Família Upinha Municipal servirá como elo entre a estratégia da saúde da família e as especialidades médicas. Os usuários serão referenciados das cinco unidades que compõe as sete equipes do Programa Saúde da Família.
De acordo com a coordenadora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Jussara Moreira de Oliveira, explica que a nova unidade vai trazer uma aproximação entre os serviços de saúde, com foco no trabalho humanizado.
Publicidade
“Vão atuar aqui profissionais que estão capacitados e que vão buscar essa integração e humanização no atendimento, a partir do acolhimento e da escuta qualificada. Essa integração faz parte das estratégias do Planifica SUS, que estamos implantando no município”, contou a coordenadora.
O vice presidente da Associação de Moradores do bairro Vila Brasília, Jair Finoti, falou que a implantação da unidade de saúde é a realização de um sonho antigo para essa comunidade.
Publicidade
“Essa unidade irá beneficiar muito a população do complexo Vila Brasília. Há muitos anos que a gente esperava a implantação dela no bairro. Hoje só tenho a agradecer”, disse o vice-presidente.
Clínica da Família do bairro Vila Brasília já atende moradores em Volta Redonda - Divulgação
Clínica da Família do bairro Vila Brasília já atende moradores em Volta RedondaDivulgação


A nova unidade possui duas salas de consultórios médicos – para atendimentos das especialidades em ginecologia e urologia -, além de uma ampla recepção para realização de trabalhos de Educação em Saúde e Acolhimento Humanizado. Toda a estrutura atende as normas técnicas vigentes e vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. A equipe é composta por ginecologista, urologista, técnicos em enfermagem, cuidadores em saúde e enfermeiro.
Publicidade
Segundo a secretária municipal de Saúde, Flavia Lipke, a nova Unidade de Saúde contará, em breve, com atendimentos nas especialidades de endocrinologia, cardiologia e fisioterapia. Ela ressalta que o município irá disponibilizar assistência integral à saúde com a implantação da nova unidade.
“Os moradores do Complexo Vila Brasília terão um atendimento qualificado, seguindo o que é preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso é um orgulho. A princípio os pacientes terão acesso a ginecologistas e urologistas e posteriormente iremos disponibilizar o atendimento para fisioterapia, cardiologia e endocrinologia. Com isso, a população terá assistência qualificada e integralizada, ou seja, com a continuidade do cuidado já realizado pela estratégia da saúde da família”, disse a secretária.