Volta Redonda tem centros de atendimento para casos suspeitos da covid-19 - Divulgação
Volta Redonda tem centros de atendimento para casos suspeitos da covid-19Divulgação
Por O Dia
Volta Redonda – O município de Volta Redonda conta com Centros de Triagens (CTs) que são referência para o atendimento da covid-19. Eles ficam distribuídos nos quatro distritos sanitários da cidade: nos bairros 249, Vila Mury, Volta Grande, São João e Vila Santa Cecília. As unidades funcionam em horário especial, das 7h às 22 horas.

Além dos Centros de Triagens, a prefeitura criou ainda o Centro de Doenças Respiratórias (CDR), localizado na Vila Santa Cecília, no antigo Hospital do Idoso. O CDR funciona das 8h às 19 horas e é resultado de uma parceria público-privada firmada para somar forças no combate ao Novo Coronavírus na cidade. Todas essas medidas adotadas pela prefeitura visam evitar aglomeração de pessoas e a transmissão do vírus.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Flávia Lipke, a criação desse fluxo de atendimento, desde o início da pandemia, tem como objetivo centralizar os pacientes com a suspeita da doença.

“Essa estratégia foi criada para evitar a contaminação cruzada em outras unidades de saúde do município. Desde o início da pandemia tem sido assim e tem funcionado muito bem”, disse a secretária.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda é para que, aqueles que apresentem os sintomas da covid-19, procurem um desses polos de atendimento. Flávia Lipke destaca que, além disso, é possível disponibilizar atendimento de excelência a essas pessoas, uma vez que a equipe é treinada para lidar com este vírus.

“Os profissionais que trabalham nessas unidades já estão acostumados a tratar a doença e conhecem a melhor forma de cuidar dessas pacientes”, acrescentou.

O município, através de convênio com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), oferece tratamento precoce com administração da Nitazoxanida, priorizado para pessoas acima de 40 anos com comorbidades – doenças que podem agravar o quadro da covid-19, e pacientes que fazem parte do grupo de risco para a doença, principalmente idosos e pessoas com doenças crônicas.

A administração do medicamento é iniciada assim que identificados sintomas da covid-19, antes mesmo da chegada do resultado do teste de swab, colhido na unidade de saúde.