Em 10 dias, já foram avaliados cerca de 100 estudantes da educação especial
Em 10 dias, já foram avaliados cerca de 100 estudantes da educação especialDivulgação
Por O Dia
Volta Redonda - Avaliações individuais de forma online são realizadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Volta Redonda para os alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista e Altas habilidades/Superdotação, matriculados na rede municipal.
O objetivo é construir um trabalho educacional que possa atender as atuais necessidades dos alunos nesse período de pandemia de covid-19, por conta do distanciamento social, como explica Elizabeth Melo, chefe da Seção de Educação Especial.
Publicidade
“Em virtude da pandemia, para este ano, o trabalho precisou ser reformulado, considerando que o ano de 2020 foi bastante difícil para esses alunos. Eles apresentam suas características individuais próprias com cada deficiência, e nem sempre conseguiram obter êxito nas atividades escolares”, disse.
Durante as avaliações, as famílias são entrevistadas e informações relevantes sobre o aluno são consideradas. Num segundo momento, os implementadores abordam os alunos, individualmente, por meio da plataforma Educa+ Volta Redonda, e realizam atividades específicas que permitem perceber importantes aspectos.
Publicidade
Segundo a SME, em 10 dias, já foram avaliados cerca de 100 alunos que receberão orientações atualizadas e enviadas para as respectivas escolas.
“Isso vai permitir construir atividades mais apropriadas, contribuindo para o desenvolvimento e possibilitando preparar esses alunos para o ensino presencial, assim que possível”, comentou a secretária municipal de Educação, Therezinha Gonçalves.
Publicidade
Samuel, de 10 anos, aluno com Transtorno do Espectro Autista matriculado na Escola Municipal Professor Domingos Maia, está na rede pública desde a Educação Infantil e passou pela avaliação online.
“Meu filho estuda em uma escola muito boa, com pessoas preparadas e ele conseguiu se adaptar, está conseguindo absorver o conteúdo dentro da capacidade dele. Achei muito boa essa avaliação de forma gradativa, porque cada um tem um potencial”, disse a mãe de Samuel, Ana Karina Oliveira.
Publicidade
Ainda de acordo com a SME, a partir da próxima semana, também serão realizadas reuniões com os responsáveis através da plataforma.