Prefeitura de VR começa a instalar lâmpadas de LED nos centros comerciais
Prefeitura de VR começa a instalar lâmpadas de LED nos centros comerciaisDivulgação/ Geraldo Gonçalves
Por O Dia
Volta Redonda - A Prefeitura de Volta Redonda iniciou à implantação de lâmpadas de LED na cidade. As ruas dos centros comerciais são as primeiras a receber o serviço, que substituirá lâmpadas de vapor de sódio e metálica pelas de maior qualidade e econômicas.
Na segunda fase do projeto, todos os bairros serão beneficiados, informou a PMVR. A estimativa é que com as lâmpadas de LED haja uma redução de gastos mensal no valor de R$ 780.238,94 aos cofres públicos; além do aumento da nitidez e segurança.
Publicidade
O coordenador do projeto de eficiência energética de Volta Redonda, o engenheiro Sebastião Leite, explicou que as trocas ocorrerão em duas etapas: a primeira com recursos do município e atendendo a mais de dois mil locais da cidade; a segunda assistindo aproximadamente 26 mil pontos, com verba do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

“Nesta primeira fase vamos trocar 2.117 lâmpadas. Nela iremos atender os centros comerciais: Vila Santa Cecília, Avenida Amaral Peixoto, Aterrado e uma parte do Retiro, com as Avenidas Sávio Gama e Antônio de Almeida, além da Beira-Rio. Somente nesta primeira etapa vamos ter uma economia mensal de R$ 83.139,96. A iluminação à LED prima pela distinção de cores e pela eficiência, ou seja, você tem a mesma quantidade de iluminação com uma nitidez muito maior. E o fator mais importante para o município, que é a redução de custos, que será de pelo menos de 50%”, afirmou Leite.

Ainda segundo o governo municipal, a redução dos custos está atrelada à tecnologia da luz de LED, que possibilita menor necessidade de manutenção; elas possuem maior durabilidade. Uma lâmpada de vapor de sódio de 250W, por exemplo, tem vida útil de 32 mil horas e demanda um reator que dura 20 mil horas em média. Já uma luminária de LED com 180W dura 50 mil horas, por exemplo, e dispensa o uso de reatores e ignitores para o seu funcionamento.

Conforme as informações da prefeitura, a troca das lâmpadas vai promover uma padronização, deixando a cidade mais iluminada em todos os pontos e dando maior sensação de segurança aos moradores, auxiliando também a coibir crimes. O serviço de substituição de lâmpadas está em licitação. A previsão é que após a assinatura do contrato, ele dure, aproximadamente, 12 meses.