“Nesta primeira fase vamos trocar 2.117 lâmpadas. Nela iremos atender os centros comerciais: Vila Santa Cecília, Avenida Amaral Peixoto, Aterrado e uma parte do Retiro, com as Avenidas Sávio Gama e Antônio de Almeida, além da Beira-Rio. Somente nesta primeira etapa vamos ter uma economia mensal de R$ 83.139,96. A iluminação à LED prima pela distinção de cores e pela eficiência, ou seja, você tem a mesma quantidade de iluminação com uma nitidez muito maior. E o fator mais importante para o município, que é a redução de custos, que será de pelo menos de 50%”, afirmou Leite.
Ainda segundo o governo municipal, a redução dos custos está atrelada à tecnologia da luz de LED, que possibilita menor necessidade de manutenção; elas possuem maior durabilidade. Uma lâmpada de vapor de sódio de 250W, por exemplo, tem vida útil de 32 mil horas e demanda um reator que dura 20 mil horas em média. Já uma luminária de LED com 180W dura 50 mil horas, por exemplo, e dispensa o uso de reatores e ignitores para o seu funcionamento.
Conforme as informações da prefeitura, a troca das lâmpadas vai promover uma padronização, deixando a cidade mais iluminada em todos os pontos e dando maior sensação de segurança aos moradores, auxiliando também a coibir crimes. O serviço de substituição de lâmpadas está em licitação. A previsão é que após a assinatura do contrato, ele dure, aproximadamente, 12 meses.