Policlínica da Mulher oferece formação em atendimento para recepcionistas
Policlínica da Mulher oferece formação em atendimento para recepcionistasDivulgação
Por O Dia
Volta Redonda - Profissionais que atuam na recepção da Policlínica da Mulher em Volta Redonda passaram por uma capacitação sobre o acolhimento segundo a Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. A formação foi ministrada na última segunda-feira, dia 24, em parceria com o setor de Educação Permanente, pela psicóloga Marcilea Dias de Sá Lima e pela enfermeira Ana Beatriz.
Entre os assuntos, foram abordados: os princípios do Sistema Único de Saúde e a comunicação não-violenta, com foco na escuta qualificada e resolutiva, seguindo os princípios do SUS, como explicou a coordenadora da policlínica, Eliane Rezende Alvarenga.
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“O objetivo foi orientar a recepção sobre o acolhimento como uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes”, disse.
Participaram da capacitação os atendentes da recepção geral da Policlínica, recepção da ginecologia, obstetrícia e marcação de exames, sempre mantendo o distanciamento com segurança e medidas preventivas contra a covid-19.
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A recepcionista, Leticia Fátima de Freitas Ambrósio, destacou que a formação serviu para melhorar seu atendimento.
“Com a capacitação eu aprendi que o acolhimento é um modo de operar os processos de trabalho em saúde, de forma a atender a todos que procuram os serviços, ouvindo seus pedidos e assumindo no serviço uma postura capaz de acolher, escutar e dar respostas mais adequadas”, disse.