Seminário sobre logística reversa de embalagens, eletroeletrônicos e óleo lubrificante nesta 4ª feira, dia 30Divulgação

Por O Dia
A Firjan promoverá nesta quarta-feira, dia 30, das 15h às 17h, um seminário sobre logística reversa. Durante o evento serão esclarecidas as dúvidas das empresas sobre regulamentos e operacionalização de três importantes cadeias de materiais (embalagens, eletroeletrônicos e óleo lubrificante) e a sujeição ou não das empresas à legislação. Interessados podem assistir gratuitamente através do link https://bit.ly/3zKX14L.
Para o Sul Fluminense assim como para as demais regiões do estado, será abordado também a adequação da logística reversa à realidade do interior e as parcerias com organizações locais e municípios.
Publicidade
O presidente da Firjan Sul Fluminense, Antônio Carlos Vilela, explicou que o seminário é fundamental para orientar as empresas a compreender e se adequar à legislação.
“É muito importante, porque as empresas precisam se enquadrar na lei, lei esta que tem como objetivo primordial a sustentabilidade, inclusive dos negócios. Nós recomendamos a participação de todos”, falou.
Publicidade
A logística reversa pós-consumo é um sistema formado por um conjunto de ações de coleta e restituição de resíduos sólidos ao setor empresarial, para que haja reaproveitamento destes elementos ou outras destinações finais ambientalmente adequadas. A adoção deste processo é obrigatória por lei para diversos segmentos da indústria e comércio, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), de 2010.
Confira a programação:
Publicidade
15h - Abertura
15h10 - Visão geral sobre logística reversa e logística reversa de embalagens em geral
Carolina Zoccoli - Especialista em Meio Ambiente da Firjan

15h40 - Logística reversa de eletroeletrônicos: operacionalização
Henrique Mendes - Gerente de Sustentabilidade da Abinee

16h10 - Logística reversa de embalagens de óleo lubrificante - experiência e fatores de sucesso
Ezio Antunes - Diretor Executivo do Instituto Jogue Limpo

16h30 - Palavra dos gestores públicos: importância do olhar local e parcerias
Alice Hagge - Secretária de Meio Ambiente de Areal e representante da Anamma
Representante da SEAS

17h – Encerramento