Volta Redonda prepara adesão ao Proeis, convênio de segurança com Estado
Programa prevê que policiais da região poderão ser contratados para atuar durante os dias de folga
Proeis reforçará policiamento em Volta Redonda - Divulgação
Proeis reforçará policiamento em Volta RedondaDivulgação
Por O Dia
Volta Redonda - O município de Volta Redonda iniciou o processo de adesão ao Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), da Polícia Militar, que possibilita a contratação de policiais para atuar durante os dias de folga. Nesta segunda-feira, dia 28, o prefeito Antonio Francisco Neto recebeu o chefe da sessão de coordenadoria do programa, tenente-coronel Marcelo Brasil, que apresentou detalhes para firmar a parceria. Com o projeto, a cidade poderá reforçar o policiamento em mais de 20 locais, conforme informou a prefeitura.
O Proeis funciona através de convênio entre a PM e prefeituras fluminenses, com foco na redução da criminalidade. O programa prevê que policiais poderão ser contratados para atuar durante os dias de folga. O pagamento pelos serviços fica por conta da administração municipal. Para ingressar no convênio, a prefeitura terá que quitar um débito existente junto ao Proeis.
Com o convênio, o governo municipal ficará responsável por recuperar quatro viaturas que estão em baixa no 28º BPM (Batalhão da Polícia Militar). Estão previstos para receber o reforço no policiamento os seguintes locais: Vila Santa Cecília, Retiro, Amaral Peixoto, Aterrado, Santo Agostinho, Volta Grande, Santa Cruz, Vila Rica/Tiradentes, Vila Rica/Três Poços, Conforto, São Luiz, Belmonte, Açude (I, II, III e IV), Vila Americana, Siderlândia, região do Roma e Vila Brasília e adjacências.
O coordenador do Proeis, tenente-coronel Marcelo Brasil, comentou que a assinatura do convênio demonstra a importância com o setor de Segurança Pública.
Publicidade
“Ele está preocupado em melhorar a segurança pública no município, trazendo mais policiais para trabalharem diariamente na cidade. Com isso, há uma redução da criminalidade e o aumento da sensação de segurança por parte dos moradores”, disse.
O planejamento do Proeis acontece de acordo com as demandas identificadas pelo município. Em Volta Redonda, a Guarda Municipal vai gerir e traçar estratégias junto com a Polícia Militar. No programa, os policiais residentes da região se somarão ao efetivo do batalhão local da PM.
“A grande vantagem é que um policial presta e consome o serviço na própria região. Então ele está muito mais engajado na melhoria da segurança pública de Volta Redonda”, afirmou o coordenador do Proeis.
Publicidade
Para a comandante do 28º BPM, tenente-coronel Andreia Campos, a parceria vai promover uma maior visibilidade do policiamento, inibindo a prática de crimes e favorecendo a segurança pública de Volta Redonda.
“Os policiais militares do Proeis estarão fardados e devidamente identificados através de um suporte braçal e a viatura caracterizada, se somando ao policiamento do 28º BPM. Segurança é um dever de todos nós. E isso mostra que a prefeitura está preocupada com seus munícipes, fazendo um investimento que vem ajudar a Polícia Militar no combate a criminalidade na área do 28º BPM. Com certeza a população vai ser beneficiada”, garantiu a comandante.
“Bairro Seguro”
Publicidade
A adesão ao Proeis irá viabilizar a realização de outro programa, o “Bairro Seguro”, que atualmente é realizado pela Polícia Militar apenas na capital. A previsão é que além do Proeis, mais 30 policiais venham reforçar o policiamento em Volta Redonda.
“Quero dar uma segurança e aumentar a parceria com a Polícia Militar. Quero que Volta Redonda seja o maior parceiro do Estado na segurança. Estamos investindo na compra e instalação de 600 câmeras, com cerca de 40 com leitura de placas”, disse o prefeito Neto citando o projeto "VR Mais Segura".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.