Proeis reforçará policiamento em Volta RedondaDivulgação

Por O Dia
Volta Redonda - O município de Volta Redonda iniciou o processo de adesão ao Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), da Polícia Militar, que possibilita a contratação de policiais para atuar durante os dias de folga. Nesta segunda-feira, dia 28, o prefeito Antonio Francisco Neto recebeu o chefe da sessão de coordenadoria do programa, tenente-coronel Marcelo Brasil, que apresentou detalhes para firmar a parceria. Com o projeto, a cidade poderá reforçar o policiamento em mais de 20 locais, conforme informou a prefeitura.
O Proeis funciona através de convênio entre a PM e prefeituras fluminenses, com foco na redução da criminalidade. O programa prevê que policiais poderão ser contratados para atuar durante os dias de folga. O pagamento pelos serviços fica por conta da administração municipal. Para ingressar no convênio, a prefeitura terá que quitar um débito existente junto ao Proeis.
Publicidade
Com o convênio, o governo municipal ficará responsável por recuperar quatro viaturas que estão em baixa no 28º BPM (Batalhão da Polícia Militar). Estão previstos para receber o reforço no policiamento os seguintes locais: Vila Santa Cecília, Retiro, Amaral Peixoto, Aterrado, Santo Agostinho, Volta Grande, Santa Cruz, Vila Rica/Tiradentes, Vila Rica/Três Poços, Conforto, São Luiz, Belmonte, Açude (I, II, III e IV), Vila Americana, Siderlândia, região do Roma e Vila Brasília e adjacências.
O coordenador do Proeis, tenente-coronel Marcelo Brasil, comentou que a assinatura do convênio demonstra a importância com o setor de Segurança Pública.
Publicidade
“Ele está preocupado em melhorar a segurança pública no município, trazendo mais policiais para trabalharem diariamente na cidade. Com isso, há uma redução da criminalidade e o aumento da sensação de segurança por parte dos moradores”, disse.
O planejamento do Proeis acontece de acordo com as demandas identificadas pelo município. Em Volta Redonda, a Guarda Municipal vai gerir e traçar estratégias junto com a Polícia Militar. No programa, os policiais residentes da região se somarão ao efetivo do batalhão local da PM.

“A grande vantagem é que um policial presta e consome o serviço na própria região. Então ele está muito mais engajado na melhoria da segurança pública de Volta Redonda”, afirmou o coordenador do Proeis.
Publicidade
Para a comandante do 28º BPM, tenente-coronel Andreia Campos, a parceria vai promover uma maior visibilidade do policiamento, inibindo a prática de crimes e favorecendo a segurança pública de Volta Redonda.

“Os policiais militares do Proeis estarão fardados e devidamente identificados através de um suporte braçal e a viatura caracterizada, se somando ao policiamento do 28º BPM. Segurança é um dever de todos nós. E isso mostra que a prefeitura está preocupada com seus munícipes, fazendo um investimento que vem ajudar a Polícia Militar no combate a criminalidade na área do 28º BPM. Com certeza a população vai ser beneficiada”, garantiu a comandante.
“Bairro Seguro”
Publicidade
A adesão ao Proeis irá viabilizar a realização de outro programa, o “Bairro Seguro”, que atualmente é realizado pela Polícia Militar apenas na capital. A previsão é que além do Proeis, mais 30 policiais venham reforçar o policiamento em Volta Redonda. 
“Quero dar uma segurança e aumentar a parceria com a Polícia Militar. Quero que Volta Redonda seja o maior parceiro do Estado na segurança. Estamos investindo na compra e instalação de 600 câmeras, com cerca de 40 com leitura de placas”, disse o prefeito Neto citando o projeto "VR Mais Segura".