DPO de Guapimirim Divulgação

Por O Dia
Guapimirim – O município de Guapimirim, na Baixada Fluminense, poderá receber em breve o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), da Polícia Militar (PM), para reforçar a segurança pública. O Dia apurou que representantes da prefeitura se reuniram com os do Proeis, nessa terça-feira (15/6), para discutir os trâmites.
O Proeis funciona por meio de convênio entre a PM e prefeituras fluminenses, com foco na redução da criminalidade. O programa prevê que policiais poderão ser contratados para atuar durante os dias de folga. A escolha dos locais está sendo analisada. O pagamento pelos serviços fica por conta da administração municipal.
Publicidade
Entre os presentes nessa reunião estavam a prefeita de Guapimirim, Marina Rocha (PMB-RJ) e o tenente-coronel Marcelo Brasil, coordenador do Proeis.
O supracitado programa já funciona, por exemplo, em Itaguaí, Maricá, Mesquita.
Publicidade
O Proeis funciona de modo similar ao programa Segurança Presente, também do governo estadual, que recebe os nomes dos bairros onde atuam. A principal diferença entre ambos é que o primeiro é destinado exclusivamente a policiais militares, enquanto que o segundo permite a participação de policiais militares e civis, ademais de egressos das Forças Armadas.
A reportagem está apurando quando o Proeis será implementado em solo guapimiriense, entre outras informações.