Câmara de Volta Redonda aprova Projeto de Lei que autoriza caixa d'água para famílias de baixa renda
Projeto de autoria do Vereador Rodrigo "Nós do Povo" foi aprovado por unanimidade
PL do Vereador Rodrigo "Nós do Povo" que dispõe sobre o estabelecimento de programa que garanta reservatórios de água individuais para famílias de baixa renda - Divulgação
PL do Vereador Rodrigo "Nós do Povo" que dispõe sobre o estabelecimento de programa que garanta reservatórios de água individuais para famílias de baixa rendaDivulgação
Por O Dia
Volta Redonda - A Câmara Municipal de Volta Redonda aprovou por unanimidade em primeira votação, o Projeto de Lei que estabelece programa para garantir reservatórios de água individuais (caixas d'água) para famílias de baixa renda e devidamente cadastradas pela Secretaria de Ação Comunitária – (SMAC) no CadÚnico.
A mensagem de autoria do Vereador Rodrigo “Nós do Povo” foi aprovada na sessão desta segunda-feira, dia 28. Segundo o vereador, o objetivo da proposta é amenizar as constantes situações de desabastecimento nas comunidades de Volta Redonda.
Publicidade
“A água é bem fundamental à vida e direito humano essencial, e que muitas famílias de baixa renda não têm condições de comprar e instalar reservatório de água com as condições técnicas necessárias, ficando sem acesso à água tratada e encanada, com seus direitos fundamentais prejudicados em tempos de escassez no abastecimento por problemas técnicos ou de pico de consumo” ressaltou.
De acordo com o projeto, as caixas d'água terão capacidade de armazenamento de 500 litros conforme recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo esta a quantidade suficiente para atender às necessidades dos moradores de uma residência por 24 horas de desabastecimento.
Publicidade
Ainda segundo Rodrigo, a lei atende ao que estabelece a Constituição Federal, de 1988, e a Lei Federal 11.445/2007, que caracteriza o saneamento básico como direito assegurado a todo cidadão. Sendo esta uma responsabilidade do município.
A ideia é que a execução ocorra através de uma parceria entre a administração municipal e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-VR). Com as despesas de execução por conta das dotações orçamentárias próprias, ou suplementadas se necessário.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.