Prefeitura de Volta Redonda entrega anexo do Hospital do Retiro com 30 novos leitos Geraldo Gonçalves

Por O Dia
Volta Redonda - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda entrega nesta quinta-feira, dia 1º, os 30 leitos de alta complexidade no anexo ao Hospital Municipal Munir Rafful (HMMR), o hospital do Retiro. Serão 10 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e 20 de UI (Unidade Intermediária).
Segundo a diretora-geral da unidade, Márcia Cury, o anexo do hospital do Retiro será dedicado neste momento para o tratamento da covid-19 na rede municipal de saúde, concentrando o atendimento dos casos de média e alta complexidade.
Publicidade
Ainda de acordo com a diretora, todos os leitos estão equipados com respiradores e monitores, que darão suporte aos pacientes. Márcia mencionou que, mesmo com a redução dos índices de ocupação de leitos de UTI em decorrência do atual estágio da pandemia da covid-19, a rede municipal continua se reestruturando para atender a demanda. Posteriormente, os novos leitos ficarão como um legado para o município.
“Com a inauguração do anexo do HMMR, que será referência no tratamento da covid-19, o restante da rede de urgência e emergência será desafogado para atender a demanda de outras doenças. Além disso, o objetivo é o retorno das cirurgias eletivas nos dois hospitais municipais: Munir Rafful e São João Batista, que estão com uma grande demanda reprimida de cirurgias eletivas”, disse.
Publicidade
A diretora-geral também explicou que além da entrega dos novos leitos no anexo, o Hospital do Retiro passou recentemente por reabertura de leitos, ampliação da capacidade de energia elétrica e substituição do sistema de abastecimento de oxigênio.
“No início deste ano abrimos 10 leitos de UTI, 46 de Clínica Médica e outros quatro de unidades intermediárias. Quando assumimos o governo encontramos uma usina de oxigênio que não comportava a capacidade total da unidade e tivemos que substituir o sistema de abastecimento de oxigênio. Também investimos em mais dois transformadores e, com isso, dobramos a capacidade de gerar energia no hospital atendendo aos novos equipamentos”, disse Márcia.
Publicidade
O prefeito Antonio Francisco Neto afirmou que a entrega dos leitos só foi possível por conta de uma grande junção de forças. “Comerciantes, empresários, pessoas físicas. Todos se juntaram e confiaram que o melhor está sendo feito pela população”, disse.