Prefeitura divulga programação da coleta seletiva em VRDivulgação

Por O Dia
Volta Redonda - Com a retomada do serviço de coleta seletiva em Volta Redonda, a Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) divulgou o cronograma da atividade, que ocorrerá de segunda a sexta-feira, em dois turnos. Três cooperativas de catadores de recicláveis: Folha Verde, Reciclar VR e Cidade do Aço irão realizar o recolhimento, transporte e destinação dos resíduos.
De acordo com a prefeitura, os bairros foram separados em setores e as três cooperativas vão se dividir no recolhimento, porta a porta, do material reciclável.
Publicidade
“Cada bairro tem seu dia definido na programação que pode ser conferida no Facebook da prefeitura ou pelo https://bityli.com/ecX2M”, disse o subsecretário de Meio Ambiente, Anderson Silva de Azevedo. Ainda segundo o subsecretário, as cooperativas fazem o recolhimento do material das 7h às 14h20 e de 15h30 às 22h50.
“É aconselhável que os moradores coloquem o material para fora de casa no início de cada turno, já que não há horário fixo para os caminhões passarem”, orientou Anderson.
Publicidade
Neste primeiro momento, não há necessidade de dispensar o material reciclável em embalagens especiais. Os catadores farão a identificação visual no momento da coleta. “Apenas pedimos que o material seja descartado seco”, alertou o subsecretário de Meio Ambiente.
Anderson destacou que é preciso que toda população se conscientize da função socioambiental importante que as cooperativas de catadores de recicláveis desempenham no município. Elas dão destinação adequada ao material que recolhem, aumentando a vida útil dos aterros sanitários, evitando que sejam descartados incorretamente e acabem até dentro dos rios.
Publicidade
Desta forma, os resíduos descartados podem retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou até diferentes dos originais, como a maioria dos papéis, vidros e plásticos, papelão e alumínio. Estes podem ser separados e entregues à coleta seletiva.
O secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, acrescentou que, além de beneficiar o meio ambiente, a coleta seletiva promove geração de renda. “As três cooperativas contratadas para executar o serviço em Volta Redonda contam com cerca de 50 cooperados. Isto significa que 50 famílias terão renda mensal garantida”, falou Munir, lembrando que, a princípio, o contrato é de 12 meses, mas o compromisso poderá ser prorrogado.