Volta Redonda recebe obra da exposição ‘Rio de Mãos Dadas’Divulgação

Por O Dia
Volta Redonda - A partir deste sábado, dia 10, a cidade de Volta Redonda recebe a escultura gigante Hinterlândia é o Centro, do artista Robnei Bonifácio. A escultura gigante poderá ser vista até o dia 24 de julho, no Espaço das Artes Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília. A obra faz parte da exposição itinerante da campanha Rio de Mãos Dadas, do Sistema Fecomércio RJ (Sesc e Senac RJ). 
As obras de mais de 2 metros de altura, em formato de pares de mãos, representam a superação das dificuldades de 2020 e a esperança de retomada da normalidade este ano e serão exibidas em duas etapas: com as mãos separadas, ilustrando o afastamento imposto pela pandemia, e, posteriormente, unidas, simbolizando a esperança da retomada de contatos, planos e afetos em 2021.
Publicidade
O secretário municipal de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza, comentou sobre a exposição.
“Nos sentimos orgulhosos por Volta Redonda ter sido uma das cidades escolhidas para fazer parte deste roteiro ampliado da mostra. Convidamos a toda população a passar pela Vila Santa Cecília e observar de perto a escultura que impressiona pelo tamanho, são mais de dois metros de altura, e emociona pelo significado. O par de mãos parece clamar, com fé e esperança, por dias melhores”, disse Anderson.
Publicidade
Confeccionadas em fibra de vidro, as mãos foram trabalhadas por dez artistas: Agrade Camíz, Bruno Awful, Cláudia Lyrio, Igor Nunes, Loo Stavale, Márcia Falcão, Maria Amélia Diegues, Mario Band´s, Robnei Bonifácio e Yhuri Cruz.
“A intervenção urbana da campanha é uma oportunidade de comunicar à sociedade que a Fecomércio RJ, o IFec RJ, o Sesc RJ e o Senac RJ estão de mãos dadas com a população fluminense neste momento adverso. Ampliar a visibilidade do símbolo de união pelo estado do Rio de Janeiro é uma forma de fortalecer o nosso compromisso com milhares de pessoas, de levar serviços de cultura, educação, capacitações, ações sociais e oportunidades a todos", explica o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
Publicidade
As obras integram a campanha Rio de Mãos Dadas, conjunto de iniciativas do Sistema Fecomércio RJ que inclui: intervenções urbanas, exposições itinerantes, maratonas virtuais, capacitações gratuitas em parceria com sindicatos, cursos adaptados ao “novo normal”, Prêmio Fecomércio de Cultura e uma edição especial do Prêmio Visão Consciente, para identificar e reconhecer empresas que fizeram a diferença em suas áreas de atuação e na sociedade.