Volta Redonda - A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor de Volta Redonda (Procon-VR) divulgou dicas para que os consumidores evitem problemas nas compras de Natal.
O coordenador do Procon-VR, João Silveira, disse que o consumidor precisa ficar atento em relação à troca de mercadoria.
“Quando a compra é feita fora do estabelecimento, seja por telefone ou internet, você tem sete dias para desistir. Mas, quando você vai à loja, escolhe e compra, você não tem esses dias. O Natal é um período de exceção, porque normalmente o consumidor compra presentes que, em alguns casos, costumam ser trocados. Apesar de não ser obrigatório por lei, a maioria do comércio adota essa prática de troca”, falou João.
Ainda de acordo com coordenador, o consumidor deve fazer uma boa pesquisa de preços antes de ir às compras.
“O segredo é pesquisar o preço. Na internet tem que prestar atenção nas armadilhas, porque você não está vendo a loja o que está comprando, como acontece na compra presencial. Tem que ver se o endereço eletrônico é confiável. No site do Procon de São Paulo, por exemplo, há uma relação de sites que não são confiáveis. O consumidor tem que ter muito cuidado ao comprar”, disse João Silveira.
O coordenador do Procon-VR, também ressaltou que caso a pessoa tenha dívidas a pagar, o ideal é utilizar o décimo terceiro para quitar essas débitos.
“O primeiro passo é pagar dívida, porque ela gera juros. E evite empréstimos. Se for realmente necessário, é recomendado procurar o que tiver a menor taxa de juros. Geralmente é o consignado, porque a entidade financeira tem a garantia total de recebimento, por ser vinculado ao salário”, comentou.
O Procon de Volta Redonda fica na Rua Paulo Leopoldo Marçal, número 117, no bairro Aterrado. O horário de atendimento é das 9h às 16h e os telefones são: (24) 3339-9205/ 3339-9206 e 3339-9207.
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