Volta Redonda - Na próxima quarta-feira, dia 16, Volta Redonda irá sediar um encontro sobre Desenvolvimento Regional. O evento será realizado na Associação Atlética Comercial, no bairro São Geraldo, às 9h. A intenção da atividade é tratar sobre debater vocações, oportunidades, investimentos, gargalos, desafios e ainda organizar uma agenda para o desenvolvimento da região do Médio Paraíba.

“Terceira maior economia do estado, com um diversificado parque industrial, a Região Médio Paraíba é, cada vez mais, opção de novos investimentos destinados ao território fluminense. O setor automotivo da região reúne mais de 3 mil estabelecimentos, entre grandes montadoras como Volkswagen, Stellantis, Nissan e Jaguar Land Rover, e fornecedores de peças e oficinas mecânicas, responsáveis por mais de 30 mil empregos diretos e qualificados”, falou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah.

A programação do evento conta com uma Rodada de Negócios do CompraRJ, com 8 grandes empresas compradoras – Arcelor Mittal, Fundação CSN, Unimed VR, Grupo Mor, Ibrame, Unifoa, Grupo Seb e Unifaa - Centro Universitário De Valença e os setores de compras das prefeituras presentes no evento. Uma oficina Panorama do Desenvolvimento Regional também será realizada.
Durante o encontro será apresentado o Mapa do Desenvolvimento Econômico Regional Fluminense, que está sendo elaborado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais. A população pode colaborar. Basta responder a um questionário através do link https://forms.gle/5kM7smcaAoeis1hh8. As respostas irão ajudar no conhecimento da realidade local.
Além de representantes da Prefeitura de Volta Redonda, também estarão presentes secretarias, empresas, associações e lideranças de outras cidades: Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Porto Real, Quatis, Resende, Valença, Pinheiral, Piraí, Rio das Flores e Rio Claro.
O encontro é o sexto promovido pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Governo do Estado do Rio de Janeiro (SEDEERJ). Os seguintes municípios já receberam o evento: Itaboraí, Macaé, Teresópolis, Armação dos Búzios e Nova Friburgo, reunindo mais de 1.800 participantes de 37 municípios, realizando mais de 700 reuniões entre mais de 70 grandes compradoras e 300 fornecedores fluminenses, e gerando expectativa de geração de R$ 44 milhões em negócios.